scorecardresearch ghost pixel



Saiba como conseguir até 40% de desconto em multas de trânsito

Proprietários de veículos podem obter desconto entre 20% e 40% em multas por infração de trânsito fazendo cadastro no aplicativo da Carteira Digital.



Você sabia que os proprietários de veículos podem obter desconto de até 40% em multas por infração de trânsito? Já faz tempo que isso é possível, basta fazer cadastro no aplicativo chamado de Carteira Digital de Trânsito (CDT). Por meio dele é possível se inscrever no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) que permite verificar e pagar multas, além de enviar documentação.

Além disso, o sistema possibilita que você deixe todos os documentos de papel em casa e carregue dentro do celular versões digitais da carteira de habilitação e de documentos de seu veículo. Vale destacar que os documentos digitais são aceitos em qualquer blitz.

Como conseguir até 40% de desconto em multas?

Ao baixar o CDT, disponível para sistemas Android e iOS, e optar pelo SNE no aplicativo, o proprietário do veículo passa a ser comunicado automaticamente sobre as notificações de autuação e penalidade interestaduais, de responsabilidade de órgãos de trânsito optantes pelo Sistema de Notificação Eletrônica.

Por isso, você deve verificar se os órgãos fiscalizadores da sua cidade ou estado estão nesta lista dos que optaram pelo sistema, porque caso não tenham escolhido por ele, os motoristas da localidade não conseguem o desconto. A partir daí, siga o passo abaixo de como proceder no CDT:

  • Baixe o aplicativo CDT no seu celular;
  • Faça a CNH Digital e também a adesão ao SNE;
  • Verifique se você já tem alguma multa (é preciso que a notificação já tenha ocorrido por via eletrônica para ganhar o desconto);
  • Após isso, escolha pagar com 40% de desconto se, ao conferir a Notificação de Autuação e identificar que a autuação é devida. Dessa forma não pode optar por contestar o cometimento da infração. O desconto apenas será válido se a multa for paga na data correta.
  •  Ou então você pode escolher por pagar com 20% de desconto se, ao conferir a Notificação de Autuação, identificar que a autuação é indevida, podendo contestar o cometimento da infração.
  • Depois clique no botão “Boleto” para a emissão do documento
  • Faça o pagamento até a data definida (caso contrário, você perderá o desconto).

Importante destacar que desconto de até 40% é válido até a data de vencimento da multa. Para conseguir esse desconto limite você não pode apresentar defesa prévia, nem recurso, reconhecendo que cometeu a infração.

Caso não goste de receber as notificações de forma online, o cancelamento da adesão do veículo ao SNE pode ser feito a qualquer tempo e voltará a ser comunicado de suas notificações de autuação e penalidades por via postal.

Acabo de receber uma multa, posso instalar a CDT rapidinho e gerenciar essa multa online?

Depende, pois o órgão autuador deve inserir as informações no sistema, por isso pode ser que dê tempo de receber a notificação da multa de forma online. Já existem órgãos autuadores que operam de modo 100% online, e, nesse caso, não adiantaria a pressa para receber essa infração pelo aplicativo.

Lista dos órgãos que aderiram ao SNE

Caso os órgãos fiscalizadores da sua cidade ou estado ainda não tenham aderido ao SNE, você pode comunicar às autoridades locais seu desejo de que essa adesão seja feita, porque, até o momento, a opção a esse sistema é voluntária, ou seja, a administração de cada estado ou município é que deve solicitar. Veja lista de todos os órgãos fiscalizadores que já aderiram ao SNE.

Veja também: Saiba como ficam o DPVAT, IPVA e CNH para 2021 com todas as mudanças




Voltar ao topo

Deixe um comentário