scorecardresearch ghost pixel



Mais um vazamento: Quase 1 milhão de senhas estão à venda na internet

A empresa de serviços de segurança da informação ISH identificou golpe que utiliza boletos falsos de conta de telefone para roubar dados



Os criminosos estão cada dia mais audaciosos, o mais novo golpe agora é um e-mail com uma cobrança de fatura em atraso da conta de telefone, fiquem atentos e não clique em nada e também não faça download em hipótese alguma, pois seus dados podem ser clonados.

De acordo com a empresa de serviços de segurança da informação ISH Tecnologia, esse golpe deixou 900 mil senhas divulgadas e já estão sendo vendidas na dark web por “módicos” R$ 9,5 mil. A informação foi passada para a CNN Brasil Business.

Segundo o diretor de inovação da ISH, Allan Costa, até o momento, cerca de 500 mil pessoas foram afetadas pelo golpe. Essa prática é chamada de phishing, que nada mais é do que o uso de fraude para enganar e levar as pessoas a compartilharem informações privadas.

Ainda segundo Costa, além do golpe da fatura, as pessoas podem ter tido senhas de bancos publicadas, além de outros dados”, diz Costa. “A melhor maneira de se proteger, neste instante, é trocando todas as senhas e colocando um duplo fator de identificação.”

Costa ainda alerta, o número de 900 mil pode crescer nos próximos dias, pois o golpe continua ativo. Atenção redobrada quando receber algum e-mail. Neste caso específico, a forma optada foi o disparo de milhões de e-mails em nome de operadoras de telefonia com supostos boletos em PDF argumentando faturas em atraso. Evidentemente, as empresas não tiveram qualquer participação nessa prática.

A divulgação foi identificada através de sua plataforma de proteção e monitoramento de riscos digitais, que faz varreduras rotineiras tanto na deep web quanto na dark web, uma camada ainda mais profunda da internet.

Veja também: Novo golpe do INSS: Aposentados recebem ligação para fazer prova de vida online




Voltar ao topo

Deixe um comentário