scorecardresearch ghost pixel



Atenção! INSS vai liberar 3 novos benefícios nos próximos dias

Confira quais benefícios estão prestes a ser liberados para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).



Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem um bom motivo para comemorar. Preocupado com os efeitos da crise sanitária na vida desse grupo, o governo federal pretende autorizar a liberação de três benefícios para aposentados e pensionistas da autarquia.

Um dos motivos é que grande parte desses cidadãos integra o grupo de risco para o novo coronavírus, o que torna ainda mais importante protegê-los de maiores impactos. Além dos benefícios voltados para esse público, também estão em análise benefícios para manutenção de empregos.

A previsão é que sejam autorizados três benefícios para quem já é segurado ou pretende solicitar alguma ajuda do INSS. Veja quais são eles e como está o andamento para sua liberação.

Suspensão da perícia para auxílio-doença

O primeiro delas é voltado para pessoas que precisam solicitar benefícios com auxílio-doença e auxílio-acidente. O Congresso pretende autorizar que a perícia médica presencial seja dispensada na hora do INSS reconhecer a incapacidade de um trabalhador.

Sendo assim, a avaliação seria feita somente através dos documentos apresentados por ele. O auxílio-doença sem perícia terá validade até o dia 31 de dezembro de 2021.

A medida foi justificada com o fato que muitas agências foram fechadas durante a pandemia, e isso causaria filas e aglomerações nas que ainda estão abertas. Para que passe a valer, a proposta depende apenas da sanção presidencial, uma vez que já foi aprovada no Congresso.

Aumento na margem consignável

Outra proposta que também já foi aprovada e aguarda somente a autorização do presidente é o aumento da margem do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS. Após a aprovação da MP 1006/20, o limite consignável passaria de 35% para 40%.

Dessa forma, os segurados poderiam utilizar até 40% do valor de seu benefício com crédito consignado, sendo 35% em empréstimos e os outros 5% no cartão de crédito. Atualmente, o limite é de 30% para empréstimos e 5% para o cartão.

Além de aposentados e pensionistas do INSS, também poderão usufruir do aumento na margem consignável os militares e servidores públicos ativos e inativo. A validade da medida vai até 31 de dezembro de 2021.

Antecipação do 13º salário do INSS

Embora tenha sido anunciada desde o início do ano, a antecipação do 13º salário para segurados do INSS ainda não foi autorizada. A medida depende da aprovação do Orçamento Geral da União para 2021, o que ainda não ocorreu.

Contudo, a expectativa é que o Orçamento seja aprovado nos próximos dias, possibilitando a antecipação das parcelas do 13º salário para abril e maio.

Leia mais: Quando o 13° salário do INSS será pago? Crescem expectativas para antecipação




Voltar ao topo

Deixe um comentário