scorecardresearch ghost pixel



Acordo entre INSS e Correios era o que brasileiros esperavam há anos

A medida possibilitará que os cidadãos solicitem auxílio por incapacidade temporária nas agências dos Correios.



O INSS irá realizar nesta quarta-feira (20) a assinatura de um acordo para que as solicitações de benefícios por incapacidade temporária possam ser realizadas nas agências dos Correios. A medida será possibilitada por meio do sistema Atestmed, que incentiva a troca da perícia médica presencial pela análise documental eletrônica. Contudo, o sistema só poderá ser utilizado para os benefícios de curta duração, ou seja, até 180 dias.

Veja também: Quer acelerar a liberação do BPC? Aproveite os mutirões do INSS em março

Segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, o intuito é de que as solicitações de benefícios por incapacidade temporária sejam 100% realizadas via Atestmed até o final de abril. Assim, a parceria com os Correios foi uma das formas que o instituto encontrou para chegar a esse resultado.

Dessa forma, os cidadãos poderão solicitar o benefício nas agências dos Correios de todo o país, sendo preciso apresentar o atestado médio ou odontológico. A parceria irá auxiliar o INSS, visto que os Correios possui 11 mil agências no país, com 7 mil delas atendendo aos beneficiários do INSS. Em contrapartida, o INSS possui apenas 1,6 mil agências.

Como funciona o Atestmed?

Atualmente, os trabalhadores podem solicitar os benefícios por incapacidade temporária por meio do site do Meu INSS ou dar entrada na solicitação em uma agência do INSS, sem necessidade de agendamento. Com o acordo, os segurados poderão comparecer também em agências dos Correios, na qual um funcionário irá digitalizar a documentação apresentada e auxiliará no requerimento via Atestmed.

Além disso, o INSS visa permitir que os solicitantes entrem com o pedido também pela central telefônica 135. Neste caso, será preciso enviar posteriormente a documentação pelo Meu INSS ou apresentar os documentos exigidos em uma agência. O requerente possui até cinco dias para apresentar a documentação após a solicitação feita por telefone. Segundo Stefanutto, as medidas irão reduzir os gastos do INSS e diminuir as filas de espera.

“O acordo com os Correios e o projeto-piloto no 135 vão acelerar as concessões de auxílio-doença. Essas ações se somarão às demais que visam a reduzir os gastos do INSS com o pagamento de correção monetária pela demora na liberação do benefício”, afirmou Stefanutto.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário