2020 foi um ano economicamente diferente, e um dos segmentos que mais sentiu essa mudança foi o de comércio online, que registrou um crescimento forte em volume de vendas. Com isso, os Correios reduziram os prazos de entrega de encomendas em todo o território nacional para atender à demanda das lojas online, principalmente as utilizadas por pequenas e médias empresas em regiões distantes dos grandes centros urbanos.
A empresa também diminuiu o custo de envio via Sedex e PAC para clientes com contrato em até 38%, conforme números divulgados pela estatal ao Tecnoblog. A redução nos prazos de entrega ocorreu nas últimas semanas e teve como foco as pequenas cidades, como forma de contribuir para a “interiorização do comércio eletrônico brasileiro”.
Os Correios exemplificam que um pedido de Nova Lima (MG) para Santana do Paraíso (MG), a 270 km, era entregue em até seis dias. Desde 10 de março, com a otimização da malha logística, o prazo caiu para um dia.
Cidades grandes também foram beneficiadas, mas em menor proporção. Entre Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), o prazo de entrega caiu de dois para um dia. O mesmo aconteceu de São Paulo (SP) a Salvador (BA); Belo Horizonte (MG) a Campinas (SP); e Sorocaba (SP) a Rio de Janeiro (RJ).
Os Correios explicam que “a redução se aplica somente para clientes de contrato e as condições específicas podem ser verificadas com o representante comercial”. Ou seja, a medida deve beneficiar inicialmente as empresas menores que, diferente das gigantes do varejo, não costumam ter estrutura própria de logística.
Veja também: Plataforma de vendas parcela compras sem usar cartão de crédito; Saiba como!