scorecardresearch ghost pixel



Fiocruz aconselha lockdown e toque de recolher em 25 estados e no Distrito Federal

Pesquisadores destacam serem necessárias precauções rigorosas para o controle e prevenção da doença.



Com o índice alto de ocupação dos leitos e unidade de terapia intensiva (UTI) para covid-19 em 25 estados e no Distrito Federal, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sugere lockdown para conter a doença. De acordo com boletim feito por pesquisadores da instituição, com exceção de Amazonas e Roraima, todos os outros entes federativos estão com mais de 80% dos leitos ocupados.

Os números mais assustadores são os das regiões Sul e Centro-Oeste, em que todos os estados e o Distrito Federal estão com taxas superiores a 96%. No Mato Grosso do Sul, em especial, o valor é de 106%. Segundo a Fiocruz, isso aponta o uso de leitos não habilitados para covid-19 no atendimento da demanda imposta ao sistema de saúde pela enfermidade.

“Neste momento delicado as medidas de bloqueio do contágio devem ser rigorosas na quase totalidade dos estados e capitais que se encontram na zona de alerta crítica, como nos municípios que integram regiões de saúde onde há grandes taxas de ocupação de leitos UTI covid-19”, diz o documento da Fiocruz.

A fundação também pede o bloqueio, ou lockdown, das atividades não essenciais por aproximadamente 14 dias. De acordo com a Fiocruz, é o tempo mínimo necessário para redução significativa das taxas de transmissão e número de casos.

Outra sugestão é a ampliação da disponibilidade e do uso de máscaras. A fundação defende que pelo menos 80% da população utilize o acessório de proteção, e também orienta que haja campanhas de distribuição gratuita de máscaras de pano multicamadas em áreas e pontos de maior concentração populacional e baixo percentual de uso, combinadas com campanhas governamentais e não governamentais sobre sua importância e modo correto de utilização.

Veja também: Auxílio emergencial: Guedes pede vacinação a todos os beneficiários




Voltar ao topo

Deixe um comentário