scorecardresearch ghost pixel



Por que desistir da aposentadoria do INSS pode ser uma boa escolha?

Entenda em quais situações pode ser mais vantajoso desistir temporariamente da aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).



Desde a Reforma da Previdência, as regras para se aposentar no Brasil ficaram mais rígidas, o que fez com que muitos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desistissem temporariamente do benefício. A crença é de que se aguardarem um pouco mais, podem garantir condições mais vantajosas.

Na recomendação de vários advogados previdenciários, o segurado não deve realizar o saque do primeiro depósito de seu benefício. O motivo é que depois da retirada esse valor não pode mais sofrer correção monetária, mesmo que essa fosse uma possibilidade antes.

A dica dos especialistas também vale para a retirada de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e do PIS/Pasep.

De acordo com o advogado previdenciário João Badari, a recusa da primeira proposta do INSS precisa ser formalizada pelo site ou aplicativo “Meu Inss”. O segurado precisa encaminhar a declaração da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, informando que não realizou o saque. Esse procedimento abre a possibilidade de que o cidadão desista administrativamente da aposentadoria para dar entrada em um benefício com valor maior.

Também é possível desistir do benefício quando ele foi concedida automaticamente. Desde 2017, a aposentadoria por idade costuma ser concedida automaticamente, mas também é possível abrir mão nesse caso.

“Assim, não sacar os valores desses benefícios é a regra de ouro para desistir e cancelar o pedido da aposentadoria. Ou seja, com o ato do saque do benefício, o órgão previdenciário entende que está fechado o ciclo do pedido da aposentadoria e o segurado terá que receber os valores calculados até o final de sua vida”, explicou o advogado.

Por que desistir do benefício?

Badari avalia que a desistência da aposentadoria geralmente ocorre devido à incidência do fator previdenciário, que pode gerar perda de 40% do valor do benefício. Nesse caso, o cidadão pode desistir de se aposentar e continuar trabalhado para aumentar o tempo de contribuição e conseguir um valor maior.

As novas regras adotadas com a Reforma da Previdência ainda geram muitas dúvidas entre os segurados, que temem um impacto negativo no valor de sua aposentadoria. Segundo Badari, a reforma resultou em um alto número de concessões sem o fator previdenciário.

É possível excluir o fator previdenciário por meio da regra dos pontos, que considera a soma da idade e com o tempo de contribuição do trabalhador. Sob essa regra, a pontuação necessária irá depender do quão perto ele está de se aposentar.

Leia mais: Sua aposentadoria do INSS foi negada? Saiba o que fazer




Voltar ao topo

Deixe um comentário