scorecardresearch ghost pixel



Veja como consultar o Bolsa Família pelo CPF em 2021; Passo a passo

Inscrição no programa social é feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência do cidadão.



O Bolsa Família é hoje o principal programa de distribuição de renda federal para as famílias em situação de pobreza ou pobreza extrema. Aqueles que se encontram nestas condições podem solicitar a adesão ao programa, além de consultar o andamento do processo totalmente pela internet.

Para receber o benefício, o cidadão deve cumprir, ao mesmo tempo, alguns critérios importantes, como possuir renda per capita de até R$ 89 mensais ou renda de R$ 178 per capita mensal, no caso de famílias com crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos.

Ademais, ainda por meio do chamado Benefício Variável Vinculado à Gestante, núcleos familiares com grávidas podem participar da ajuda desde que não ultrapassem o limite de valores predefinido.

Como fazer o cadastro no Bolsa Família?

A inscrição no programa social é feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência do cidadão. Dada a pandemia de coronavírus, o horário de funcionamento das unidades deve ser consultado antes da ida presencial.

Segundo informações da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social, faz-se primeiramente a inscrição no Cadastro Único “por uma pessoa da família chamada de Responsável Familiar, que precisa ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher”.

A lista de documentos exigidos na hora do cadastro inclui: CPF ou título de eleitor do responsável pela família, além de algum documento dos outros integrantes. No caso de cidadãos indígenas, também é aceito o registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

Feito isso, basta aguardar a aprovação do governo federal para receber o Bolsa Família.

Como consultar o Bolsa Família pela internet

A etapa de consulta do Bolsa Família, seja para saber se houve aprovação, suspensão ou bloqueio, é feita pelo site da Caixa Econômica Federal. Confira o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site da Caixa para consultar o benefício.
  2. Vá na opção “Consultar benefícios por família”;
  3. Na nova tela que se abrir, preencha o CPF e o NIS  do responsável legal;
  4. Feito isso, clique em “Consultar”;
  5. O nome completo do responsável deve aparecer na tela. Selecione-o e continue;
  6. Na página seguinte serão dispostas às informações relacionadas ao programa, incluindo acesso aos valores liberados e os que já foram sacados do benefício.

Leia ainda: Caixa anuncia novos planos para Poupança Digital que paga auxílio e Bolsa Família




Voltar ao topo

Deixe um comentário