scorecardresearch ghost pixel



ATENÇÃO: Saque Pix já tem prazo para ser lançado; Saiba como funciona

Através do saque Pix, disponível no final do primeiro semestre deste ano, será possível sacar dinheiro em lojas físicas.



Criado há quase 5 meses pelo Banco Central (BC), o Pix é um sistema de pagamentos e transferências instantâneo que agora vai oferecer a possibilidade de saque em dinheiro. Há pouco tempo, o BC divulgou que o saque Pix vai estar disponível no final do primeiro semestre deste ano. 

Através dele, será possível realizar saque de dinheiro em espécie em lojas físicas de determinadas redes varejistas, desde que essas não façam parte de algum sistema de banco.

No momento, o domínio é centralizado nos bancos e lotéricas. A ideia é exatamente que o saque tenha novas alternativas de ser feito e não apenas nessas organizações.

Veja também: Os 15 melhores cartões de crédito brasileiros sem anuidade

Outro benefício do saque Pix será o fato de que os bancos poderão escolher de forma mais cuidadosa os locais que vão dispor os postos de saque, pois esses lugares costumam ser muito visados por criminosos.

Moradores de cidades pequenas e com poucas opções de saque terão mais vantagens a partir de agora, quando necessitarem retirar dinheiro de suas contas ou precisarem de dinheiro em espécie. Afinal, nesse tipo de cidade o acesso a bancos e lotéricas é escasso e com pouca quantidade de agências físicas, na maioria das vezes.

Vale lembrar também que o Pix teve a aderência de algumas novas funcionalidades há pouco tempo. Com isso, é possível conectar a lista de contatos do celular com a ferramenta e, assim, ter mais facilidade na hora encontrar as pessoas para as quais você deseja enviar dinheiro. A função começou a operar no dia 1º de abril.

Além disso, os usuários do Pix podem mudar as informações pessoais em suas chaves sem a obrigação de criar uma nova. Você pode mudar o seu nome cadastrado, nome empresarial, título do estabelecimento, etc.

Para utilizar o saque Pix, basta seguir os seguintes passos:

  • Ir até o caixa de uma loja varejista;
  • Informar o valor que você quer sacar;
  • Aguardar o atendente gerar um QR Code do Pix;
  • Ler através do celular o QR Code disponibilizado;
  • Pronto é só receber o valor do seu saque em dinheiro.

Com a utilização do Pix, o Brasil passou a ser o oitavo colocado na lista de maior quantidade de transferências e pagamentos em tempo real, passando inclusive os Estados Unidos, que ficou em nono lugar.

Até o momento o Pix é gratuito para pessoas físicas, embora já haja cogitações de que isso possa mudar no futuro.

Leia também: Fintech é a única aprovada pelo Banco Central a fazer Pix via WhatsApp




Voltar ao topo

Deixe um comentário