scorecardresearch ghost pixel



Cientista brasileira anuncia criação de produtos que inativam o coronavírus em segundos

Saiba mais sobre o aditivo antiviral que inativa o Sars-CoV-2 em 30 segundos de contato.



Junto a sua equipe, formada em sua grande maioria por mulheres, a cientista brasileira Aleksandra Valério informou a criação de produtos que inativam o coronavírus em segundos e podem ajudar no combate à Covid-19. A pesquisadora atua na TNS Nano, empresa de nanotecnologia, pesquisando o vírus desde o começo da pandemia.

Frente a dez pesquisadores, ela se dedica a desenvolver ferramentas nanotecnológicas para inativar micro-organismos.

O primeiro produto apresentado é um aditivo antiviral que inativa o Sars-CoV-2 em 30 segundos de contato. São esferas pequenas que atacam e destroem a barreira em torno do vírus. “Elas atuam como guerreiras”, diz a doutora.

Outros dois produtos também são aditivos antivirais, porém, à base de íons de prata. O primeiro, chamado de Protec-20, é estabilizado com aditivos naturais e também inativa o vírus. O segundo é um spray antiviral, feito em parceria com o Senai Paraná, que forma uma película protetora nas superfícies por, no mínimo, 72 horas.

Por fim, o grupo criou outro aditivo antiviral, mas com nanopartículas de cobre e propriedade bactericida, antifúngica e antiviral. A novidade minimiza contaminações cruzadas e pode ser usada na fabricação de tecidos, acrílicos e plásticos. De acordo com a cientista, a ideia é que as novidades atendam legislações nacionais e internacionais, sempre dando segurança ao usuário final.

Lei também: Uso emergencial de medicamento com anticorpos sintéticos para tratar Covid-19 é solicitado à Anvisa




Voltar ao topo

Deixe um comentário