scorecardresearch ghost pixel



Não pagar Imposto de Renda: Projeto isenta profissional de saúde e de serviços essenciais. Entenda

Proposta está em análise na Câmara dos Deputados e pode mudar a lei que trata das regras para pagamento do IR por pessoa física.



Enquanto durar o estado de calamidade pública decretado pelo governo federal por causa da pandemia de covid-19, um projeto de lei propõe isentar os profissionais de serviços essenciais do pagamento do Imposto de Renda (IR).

O Projeto de Lei 895/20 abrange trabalhadores da área de saúde, de serviços essenciais, bombeiros, policiais civis e militares. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados e pode mudar a  Lei 9.250/95 que trata das regras para pagamento do IR por pessoa física. Os serviços essenciais são os listados na Lei 7.783/89 que incluem.

  • tratamento e abastecimento de água
  • produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;
  • assistência médica e hospitalar;
  • distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos;
  • funerários; transporte coletivo;
  • captação e tratamento de esgoto e lixo;
  • telecomunicações; entre outros.

A medida tem o objetivo de ajudar os profissionais que não puderam ficar em isolamento. De acordo com deputada Rejane Dias (PT-PI), autora da proposta, “Nada mais justo que (os profissionais) durante a decretação do estado de calamidade pública, sejam reconhecidos e isentos do pagamento do imposto de renda”, pois ela afirma que essas pessoas dão suas vidas para salvar e proporcionar uma melhor qualidade de vida à população brasileira.

Tramitação do projeto

A proposta da deputada ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O PL será examinada em caráter conclusivo, ou seja, será votado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo, sendo dispensada a deliberação do Plenário.

Veja também: Saiba como baixar o informe de rendimentos do auxílio emergencial para declarar o Imposto de Renda




Voltar ao topo

Deixe um comentário