scorecardresearch ghost pixel



Por que o cheque especial vai sempre te deixar no vermelho?

Considerada uma das linhas de crédito com juros mais altos do mercado, entenda o motivo do cheque especial não ser uma boa opção.



Se você ficou sem dinheiro e pensou logo em usar o cheque especial, cuidado para não criar mais dívidas. Essa é considerada uma das linhas de crédito com juros mais altos do mercado, pois, assim que o limite começa a ser utilizado, a cobrança é realizada sob juros compostos, ou seja, a dívida é recalculada diariamente em cima do valor negativo do dia anterior. 

A bola de neve fica ainda maior com a correção monetária e a incidência sobre o Imposto de Operação Financeira (IOF). Vale ressaltar que quanto mais você demora para quitar, mais ele cresce. E pode ser que no seu próximo salário, o saldo negativo seja maior que o dinheiro entrando na conta.

Se já estiver nesse caminho sem volta, converse com o banco para parcelar a dívida e congelar os juros. Assim que resolver o problema, talvez seja bom diminuir o limite e não cair em tentação novamente.

Quais as novas regras do cheque especial

Em janeiro de 2020 começaram a valer as novas regras do cheque especial, uma medida estabelecida pelo Banco Central (BC) para regulamentar as taxas cobradas pelos bancos.

Antes dessa mudança, os juros desse tipo de serviço eram em média de 12% ao mês. O valor desses juros chegou a mais de 300% ao ano em novembro de 2019, um valor que pode ser considerado abusivo por quem depende desse tipo de salvação financeira todos os meses.

Para tentar regulamentar essa cobrança, o BC limitou os juros do cheque especial a 8% ano mês. Porém, esse valor de 8% está sem o acréscimo de IOF, o que já fez alguns economistas questionarem a eficácia dessa baixa, uma vez que o processo não tem transparência e o cliente não tem ideia de como calcular esses juros, podendo ficar bem mais caros do que os 8% divulgados, a depender do comportamento do consumidor.

Outra medida aprovada pelo BC foi a autorização da cobrança de taxas para disponibilizar o cheque especial.

Leia também:Nubank ou Banco Inter: Qual é a melhor opção em 2021?




Voltar ao topo

Deixe um comentário