scorecardresearch ghost pixel



Restituição IR 2021: Saiba como antecipar o pagamento no Banco Inter, Santander e Itaú

O pagamento será realizado em cinco lotes, entre os meses de maio e setembro. Saiba como solicitar o crédito para receber o dinheiro mais rápido.



A restituição do Imposto de Renda é o valor devolvido ao contribuinte que pagou mais do que realmente devia à Receita Federal. O pagamento será realizado em cinco lotes, entre os meses de maio e setembro.

Quanto antes o contribuinte entregar a declaração do IR 2021, mais cedo ele recebe a restituição. Vale destacar que tem prioridade no recebimento dos valores os idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores. O primeiro lote começará a ser pago em 31 de maio.

Desta forma, muitos contribuintes ainda vão demorar a receber o dinheiro da restituição. Para atender aqueles que precisam do valor com urgência, alguns bancos oferecem a antecipação da restituição do IR 2021. É o caso do Santander, Itaú e Banco Inter. Confira a seguir como funciona a modalidade em cada um deles.

Banco Inter

Correntistas do Banco Inter que utilizam a conta digital da instituição há pelo menos seis meses podem solicitar a antecipação da restituição do Imposto de Renda. Neste caso, é necessário cadastrar os dados da conta digital do Inter ao enviar a declaração do IR.

Caso o contribuinte não tenha informado seus dados bancários no momento da entrega do documento, é possível fazê-lo na retificação. Assim, basta escolher o Banco Inter para poder solicitar a antecipação da restituição. A linha de crédito possui taxas a partir de 3,49% ao mês.

Itaú

Para antecipar a restituição do IR pelo Itaú, os clientes do banco devem indicar a instituição para receber o pagamento da Receita Federal. Se aprovado, o valor do empréstimo é depositado na hora na conta corrente do contribuinte.

O pagamento é feito em apenas uma parcela, logo após o depósito da restituição. A taxa de juros nesta modalidade é a partir de 1,73% ao mês. O limite de restituição é de até R$ 5 mil para clientes Varejo e Uniclass, e de até R$ 10 mil para clientes Personnalité.

A contratação do empréstimo é feita pelo aplicativo Itaú, Internet Banking ou nos caixas eletrônicos do banco. Para isso, o contribuinte deverá apresentar o recibo de entrega da declaração para confirmar a indicação da conta do Itaú para o recebimento da restituição.

Santander

O banco Santander oferece empréstimo com antecipação de até 100% da restituição do IR para os clientes que indicarem a instituição ao fazer a declaração para receber o crédito. Assim, os interessados podem solicitar o empréstimo ao banco e, se aprovado após análise de crédito, o valor será depositado direto na conta corrente.

Será cobrada uma taxa de juros a partir de 1,69% ao mês. O pagamento do empréstimo é realizado em parcela única, assim que o valor da restituição é depositado na conta informada pelo contribuinte ou até o prazo máximo de outubro do mesmo ano. Para solicitar a antecipação da restituição, basta acessar os canais digitais do banco ou comparecer à uma agência Santander.

Leia também: IR 2021: Saiba quando e quanto você vai receber de restituição




Voltar ao topo

Deixe um comentário