As reclamações de clientes sobre as instituições financeiras mais tradicionais do Brasil se tornaram muito comuns, especialmente quando se trata da Caixa Econômica Federal. Dentre os problemas citados estão a queda constante do sistema do banco, a digitalização lenta de serviços simples, as longas filas, os erros no aplicativo e o péssimo atendimento ao cliente.
Por conta dessas e de outras dificuldades, os brasileiros têm registrado um movimento de migração para bancos digitais. Além de oferecerem isenção de anuidade e aplicativos para gerenciamento de todos os produtos e serviços, essas empresas contam com atendimento personalizado que possibilita ao cliente falar com um atendente sem sair de casa.
Na conta corrente da Caixa, por exemplo, o limite de saques gratuitos é de quatro por mês, enquanto o de transferências é de duas por mês. O cliente pode emitir até dois extratos, e precisa pagar de R$ 10 a R$ 22 para fazer uma transferência TED.
Em grande parte dos bancos digitais, é possível fazer transferências gratuitas ilimitadas e consultar o extrato direto no aplicativo, embora alguns deles cobrem pelos saques. A isenção da taxa de anuidade é outro grande diferencial, já que o valor cobrado por instituições tradicionais pode pesar no bolso ao final de um ano.
Modernização
Atualmente, muitos bancos públicos e privados já estão correndo atrás do prejuízo e lançando aplicativos com funcionalidades parecidas como as do Nubank e do Banco Inter. Mesmo assim, algumas operações seguem sendo feitas exclusivamente nas agências físicas, enquanto todas as transações em um banco digital podem ser feitas pela internet.
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