Um vazamento de dados expôs mais de 8,4 bilhões de senhas de internet em um fórum de hackers. O arquivo de texto contém 100 GB de dados novos e antigos (de vazamentos anteriores) de senhas que posuem entre seis e 20 caracteres. Segundo especialistas de segurança cibernética, esse é o maior vazamento da história.
O evento foi chamado de ‘RockYou2021’ pelo site especializado em cibersegurança Cyber News. O nome faz referência ao vazamento ‘RockYou’ de 2009, quando 32 milhões de senhas foram divulgadas na internet por hackers.
Antes de liberar o arquivo, que de acordo com Cyber News não possui espaços em branco nem ASCII, o responsável disse estar em posse de 8,2 bilhões. Logo em seguida o número foi corrigido para 8,4 bilhões.
Até então, o Compilation of Many Breaches (COMB) ocorrido em fevereiro deste ano havia sido o mais vazamento de todos os tempos. Na ocasião, 3,2 bilhões de senhas foram expostas.
Recomendações
Considerando o grande número de informações disponíveis, a recomendação dos analistas é que todas as senhas sejam atualizadas. Para tornar o código secreto ainda mais eficiente, use pelo menos oito caracteres, com combinações entre números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais.
Outra dica é jamais utilizar datas de aniversário próprias ou parentes e conhecidos como senha em qualquer site. Também é importe ativar a verificação em duas etapas caso ela esteja disponível no site ou aplicativo.
Leia mais: WhatsApp prepara mais um recurso para verificação de dispositivo