scorecardresearch ghost pixel



BEm: Veja como consultar FGTS e INSS de quem recebeu o benefício emergencial

Se você recebeu o benefício emergencial (BEm) durante a pandemia, veja como consultar a situação do FGTS ou aposentadoria do INSS.



O governo federal adotou algumas para ajudar os brasileiros durante a pandemia de Covid-19, entre elas a criação do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda (BEm). O programa permite a redução da carga horária ou suspensão do contrato de trabalho e já preservou o emprego de cerca de 2,4 milhões de trabalhadores só em 2021.

Seja qual for a mudança acordada entre empregado e empregador, o BEm tem consequências que refletem em benefícios como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Embora o trabalhador receba um complemento de renda enquanto está afastado do serviço ou com carga horária reduzida, o BEm não é contabilizado no cálculo de 13º salário, férias, contribuição ao INSS ou FGTS.

Por isso, se você recebeu ou está recebendo o benefício emergencial, vale a pena acompanhar a situação de seus benefícios. No caso da aposentadoria, por exemplo, o programa pode reduzir a média salarial usada no cálculo e até atrasar a concessão pelo INSS.

Como consultar as contribuições ao INSS

Para saber como estão suas contribuições, acesse o site gov.br/meuinss ou baixe o aplicativo Meu INSS. Em seguida é só cadastrar uma senha e clicar no menu “Extrato de Contribuições (Cnis)”.

Lá ficam registradas todas as contribuições feitas pelo trabalhador, organizadas da mais recente para a mais antiga. O valor dos salários e das contribuições também podem ser conferidos mês a mês.

Qualquer dúvida a respeito de benefícios do INSS pode ser retirada no telefone 135, onde também é possível agendar atendimento em uma agência da Previdência.

Como consultar o FGTS

Para acompanhar seu Fundo de Garantia, acesse o site fgts.gov.br, clique em “Sou trabalhador”, e aperte a opção “Acompanhe seu FGTS”. A consulta também está disponível pelo aplicativo Meu INSS, por meio do CPF e NIS (Número de Inscrição Social).

Em caso de dúvida ou dificuldade no processo, acesse o site www.caixa.gov.br ou entre em contato pelo telefone 0800 726-0104. Em último caso, procure atendimento em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Leia mais: Quem nunca contribuiu para o INSS pode se aposentar?




Voltar ao topo

Deixe um comentário