scorecardresearch ghost pixel



‘Bug’ no iPhone pode desativar Wi-Fi para sempre; Veja como evitar

Brecha no sistema da Apple possibilita que algumas redes interrompam de forma permanente o acesso de aparelhos iPhone ao Wi-Fi.



O pesquisador Carl Schou divulgou um bug pouco conhecido em iPhones, os celulares da Apple que utilizam sistema iOS. Segundo ele, após uma série de testes, ficou constatado que rede com símbolos “%” são capazes de desativar o acesso à internet sem fio de forma permanente.

A informação foi divulgada por Schou no Twitter, onde ele dá detalhes adicionais sobre o erro no sistema. De acordo com o pesquisador, ao conectar o aparelho com uma rede nomeada “% p% s% s% s% s% n”, o aparelho perdeu a conexão via Wi-Fi para sempre.

O site especializado 9to5Mac falou sobre o assunto e sugeriu que o caractere “%” pode prejudicar a recepção da informação pelo sistema porque é usado em linguagens de programação. O símbolo de porcentagem gera um comando para salvar os caracteres de sequência que formam palavras e frases, a chamada string.

Sendo assim, a rede vai parar em uma biblioteca interna do dispositivo, onde são feitas as formatações do string. É aí que a identificação do Wi-Fi pode criar um comando que resulta no transbordamento de dados, conhecido com estouro de buffer.

Como resolver

O grande desafio é que o pesquisador não conseguiu eliminar o bug mesmo após reiniciar o iPhone. Somente depois de utilizar a função “Redefinir configurações de rede” o problema foi resolvido.

A Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas a previsão é de que uma atualização de sistema contendo algum recurso para evitar o bug seja lançada em breve.

Leia mais: Veja como transferir conversas do WhatsApp do Android para o iPhone




Voltar ao topo

Deixe um comentário