Quem tem um pequeno negócio pode receber mais apoio da Caixa Econômica Federal em breve. Por meio do aplicativo Caixa Tem, o banco quer disponibilizar uma linha de microcrédito com liberação de empréstimos de R$ 1 mil para os pequenos empreendedores do país.
O aplicativo foi criado no ano passado para viabilizar o pagamento do auxílio emergencial. Desde então, novas funções estão sendo incorporadas, como distribuição de outros benefícios sociais e cartão de débito virtual. A previsão é também oferecer seguros e cartão de crédito.
Segundo a Caixa, serão destinados de R$ 10 milhões para apoiar os clientes de baixa renda e até negativados no SPC/Serasa, que dificilmente conseguiriam crédito em outras instituições. O empréstimo deve ter uma das taxas de juros mais baixas do mercado.
A previsão é que o microcrédito Caixa Tem seja liberado após o fim dos pagamentos do auxílio emergencial, previsto para outubro. Ainda não há uma data oficial para o lançamento.
Banco digital
De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o objetivo da instituição é transformar o Caixa Tem em um banco digital completo para os cidadãos mais vulneráveis.
“Nós já temos essa linha estratégica há dois anos. Mas faltava um instrumento digital, criado a partir do auxílio emergencial, o Caixa Tem”, afirmou o executivo.