scorecardresearch ghost pixel



WhatsApp lança novo recurso para esconder mensagens

Agora, será possível arquivar uma conversa e fazer com que ela não retorne à tela inicial à cada nova notificação. Ainda em junho, o WhatsApp começou os testes da ferramenta na plataforma.



Anunciado há mais de um mês, a nova ferramenta de arquivamento de mensagens do WhatsApp chegou aos usuários. Agora, as conversas arquivadas no mensageiro ficarão escondidas permanentemente. Ou seja, não elas não retornarão à tela inicial após uma nova notificação.

Ainda em junho, o WhatsApp começou os testes da ferramenta na plataforma. Chamado de “Novo Arquivo”, o recurso permite arquivar chats permanentemente. A funcionalidade facilita para o usuário esconder uma conversa indesejada ou de caráter privado. 

Liberada primeiro para os usuários de iOS (iPhone), a função está disponível para Android. Agora, os chats arquivados terão as notificações silenciadas. As conversas também não serão desarquivadas de modo automático quando uma nova mensagem for recebida. 

Leia também: WhatsApp lança opção de enviar imagens que se autodestroem

Para os usuários que tenham o novo recurso habilitado, é necessário ativar a função. Para isso, a aba “Conversas” nas configurações do aplicativo deve ser acessada. Depois é necessário ativar a funcionalidade “Manter chats arquivados”.

Caso queira desativar a ferramenta, o usuário precisa apenas reverter a ação. Com isso, o WhatsApp passa a operar como anteriormente. Assim, a cada nova mensagem recebida em uma conversa arquivada, ela acaba voltando para a lista das conversas na tela principal.

A mudança está presente na versão mais recente do mensageiro na Play Store. Contudo, deve chegar aos aparelhos gradativamente.

Utilidade do arquivamento de mensagem

O aplicativo possibilita arquivar uma conversa, seja entre dois usuários ou mesmo um grupo. Dessa forma, a conversa é retirada da tela principal e fica “escondida” dentro de uma pasta no app.

Contudo, sempre que aquela conversa recebe uma nova mensagem, ela volta para a tela principal e fica visível novamente. Com a nova função, então, isso não aconteceria, mesmo com notificações, as mensagens permanecerão nos arquivos.

Assim, o aplicativo permite mais privacidade ao cliente que deseja dificultar alguma troca de mensagens por terceiros. Essa é mais uma atualização que demonstra a preocupação do WhatsApp com a segurança e privacidade da informação.

Atualizações para garantir mais segurança ao usuário

Recentemente o aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphone passou por algumas outras transformações. As últimas atualizações do app (beta) para Android demonstraram novas ferramentas de segurança disponibilizadas pela plataforma. Agora, os usuários poderão realizar backup das informações para o Google Drive por meio de uma chave criptografada individual.

Veja ainda: Confira quem pode parcelar a conta de luz em até 12 vezes pelo WhatsApp

Assim, os backups feitos diretamente para o Drive terão uma chave específica e mais segura por meio da criptografia. Ao todo, serão 64 caracteres constituídos por letras (minúsculas e maiúsculas), números e dígitos especiais. A senha será necessária para acessar as informações salvas na nuvem, além de permitir recuperar informações.

A nova atualização vem justamente para reforçar ainda mais a privacidade e a segurança fornecida pela plataforma. Assim, os dados salvos para a nuvem no Google Drive acabam protegidos por uma chave criptográfica, de difícil acesso a possíveis invasores ou programas mal intencionados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário