scorecardresearch ghost pixel



Pente-fino INSS: 170 mil segurados serão convocados para nova perícia

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a convocar beneficiários para nova perícia médica a partir da próxima semana.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que vai convocar quem recebe auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por mais de seis meses para uma nova perícia médica. O pente-fino ocorrerá entre os meses de agosto e dezembro e deve avaliar 170 mil beneficiários cujos pagamentos não têm data para acabar.

As cartas com as convocações serão enviadas a partir da próxima semana, via Correios, para o endereço cadastrado no sistema do INSS. O beneficiário também poderá receber mensagens por meio eletrônico ou nos terminais de autoatendimento de instituições bancárias.

O objetivo da avaliação é evitar o pagamento indevido de benefícios. Após ser informado da convocação, o segurado deverá agendar em até 30 dias a perícia médica em uma das agências da Previdência Social. O agendamento pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou pelo telefone 135.

Exames médicos

A perícia será realizada em horários extraordinários, ou seja, fora do prazo normal de realização dos exames. A decisão visa evitar prejuízos aos atendimentos já agendados, já que o tempo médio entre a data de agendamento e a de realização do exame atualmente é de 39 dias.

Cada perito poderá realizar até quatro exames extras por dia. Além disso, o INSS estuda a possibilidade de realizar multirões para agilizar o pente-fino, nos quais também deve ser aberto espaço para perícias de reconhecimento inicial de benefícios.

Leia mais: Mais de 12 milhões podem ter benefício do INSS suspenso ou cancelado




Voltar ao topo

Deixe um comentário