O Pix é um sistema de pagamentos criado pelo Banco Central que revolucionou a forma de fazer transferências bancárias no país. Com ele, o usuário pode enviar e receber dinheiro sem pagar nenhuma taxa, de forma instantânea, 24 horas por dia e sete dias por semana.
Com a criação do Pix, as transferências via TED e DOC se tornaram ultrapassadas, já que o usuário que utiliza esses métodos antigos tem que se preocupar com o horário da transação. Além disso, as instituições cobram altas taxas para realizar esses tipos de operação, enquanto o Pix é de graça.
Mas como qualquer sistema, o serviço pode enfrentar falhas e ficar “fora do ar”. Isso é muito comum, especialmente porque o Pix está ativo há apenas nove meses e ainda deve passar por alguns ajustes até funcionar perfeitamente.
Por operar de maneira totalmente digital, as instabilidades podem gerar erros no aplicativo do banco pelo qual a transferência está sendo feita. Veja como proceder nesses casos.
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Dicas para quando o Pix estiver ‘fora do ar’
Embora as falhas no sistema do Banco Central não possam ser resolvidas pelo usuário, existem três maneiras de tentar solucionar eventuais erros nos aplicativos. Confira as dicas:
- Reiniciar o aplicativo e entrar na conta novamente;
- Reiniciar a conexão com a internet;
- Trocar a rede Wi-Fi pela 4G, e vice-versa.
Se nada disso funcionar, aguarde alguns instantes antes de tentar fazer um Pix novamente. Em geral, o serviço tende a voltar ao normal em poucos minutos.
Caso a falha gere algum prejuízo ao consumidor, como o dinheiro ser debitado na conta do remetente e não ser creditado na do destinatário, entre em contato com a instituição bancária responsável.