scorecardresearch ghost pixel



5 itens do carro que você precisa verificar antes de pegar a estrada

Checar o veículo antes de uma viagem ajuda a economizar combustível e reduz os riscos de acidentes nas rodovias.



Chegou a hora dos brasileiros pegarem a estrada, seja para passar o Natal com a família ou para aproveitar as férias escolares. Nesse período, o trânsito nas rodovias fica mais intenso, o que aumenta significativamente o número de acidentes registrados em todo o país.

Leia mais: Fim da Uber no Brasil? Justiça faz motorista de aplicativo virar CLT

Para evitar correr o risco de ter um acidente causado por algum defeito no carro, é importante fazer uma revisão no veículo antes de viajar. Além de reduzir as chances de problemas no meio do caminho, essa verificação pode ajudar a economizar bastante combustível.



Confira cinco itens super importantes que você precisa verificar no seu carro antes de sair por aí com quem você ama.

1 – Motor

No topo da lista está o motor, que precisa apresentar o nível de óleo correto. O produto deve estar na consistência certa e dentro do prazo de validade, já que ele é responsável pela lubrificação da engrenagem e por evitar danos internos. O filtro do óleo também precisa de atenção, e se necessário deve ser trocado.

O condutor ainda precisa checar se o nível da água ou do líquido de arrefecimento está na marca correta, além de conferir as velas. Quando esse último item está ruim, o carro pode falhar na partida e até perder desempenho.



2 – Pneus

Os pneus costumam ser os itens que ganham maior atenção, principalmente por ficarem mais visíveis aos olhos dos condutores. Antes de pegar a estrada, é essencial calibrar os pneus para que não haja aumento no consumo de combustível. A calibragem ideal precisa estar de acordo com o indicado no manual do veículo.

Outras atitudes super importantes são: fazer o alinhamento e o balanceamento, checar a cambagem e verificar o estado das borrachas. Um pneu careca tem potencial para causar acidentes graves, especialmente em dias de chuva. Não deixe de verificar o estepe e outras ferramentas como macaco hidráulico, chave de roda e triângulo de sinalização.

3 – Sistema de freios e fluídos

Especialmente quando o carro está na estrada, é imprescindível que os freios estejam funcionando corretamente. Para garantir que isso aconteça, o motorista precisa verificar as pastilhas e o fluído de freio, ambos essenciais para a resposta da frenagem.



4 – Alinhamento e balanceamento

O alinhamento serve para deixar os ângulos das rodas correto em relação ao solo e ao volante, facilitando o controle do carro. Já o balanceamento garante equilíbrio ao veículo e afeta o desempenho dos pneus. Sem eles, o motorista pode perder o controle enquanto dirige.

5 – Faróis e limpadores

Os faróis costumam ficar desregulados com o passar do tempo, especialmente devido à trepidação causada pelo asfalto ruim ou terreno acidentado. É importante checar todas as luzes do carro, como faróis, lanternas, setas e luzes de freio e neblina. Garantir uma boa visibilidade é essencial para uma viagem com mais segurança.

A última dica é verificar a condição das borrachas dos limpadores de para-brisas e substituí-las se necessário. O item é fundamental especialmente neste fim de ano, quando as chuvas são comuns diversas partes do país.




Voltar ao topo

Deixe um comentário