scorecardresearch ghost pixel



Comer bem, que mal tem? Confira 5 alimentos que prejudicam seu intestino

Nem sempre dá para comer de tudo, sem que haja restrições ou moderações. Por isso, confira 5 alimentos altamente prejudiciais para o seu intestino.



O nosso corpo precisa de certos cuidados para manter o bom funcionamento, dentre eles um dos principais se destaca na alimentação. Você já deve ter percebido que certos alimentos caem bem e outros parecem pesar bastante em todo o processo digestivo.

Veja também: Conheça 5 alimentos que podem reduzir a ansiedade e o estresse

Quando a comida é muita pesada ou indigesta até o nosso humor é afetado, consequentemente ficamos mais irritados e até cansados. Pensando em melhorar a alimentação, confira uma lista com alimentos que podem agredir o seu intestino.

Primeiramente, é bom ressaltar que algumas comidas, além de não ajudarem, podem prejudicar o sistema digestivo.

Em contrapartida, existem ótimas opções para deixar a vida mais literalmente mais leve. De antemão, saiba que as fibras são ótimas aliadas, já que ajudam na “limpeza” interna. Estes alimentos ajudam a eliminar as fezes, por isso deixam as pessoas menos “enfezadas”.

Contudo, nosso foco hoje está naqueles tipos de especiarias mais prejudiciais, isso serve para ficar alerta. Vale destacar que não se trata de proibir a ingestão dos itens abaixo, mas sim de regulá-la.

Confira 5 alimentos que podem prejudicar o intestino:

1 – Carne bovina

Sabe aquela picanha no ponto que todo mundo gosta? Então, é preciso dosar bem as quantidades. A carne vermelha exige um certo esforço do organismo para ser digerida. Diversos estudos mostram que a ingestão irrestrita de carne vermelha pode estar associada à causa de diverticulite. Porém, também sabe-se que esse tipo de proteína é essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso em crianças. Em outras palavras, é bom consumir com moderação.

2 – Embutidos e processados

Existe uma regra bem simples para saber se um alimento tem qualidade ou não. Basta saber se o produto é natural ou industrializado, ou seja, os alimentos processados não são as melhores opções para o organismo. Alguns itens enlatados e processados possuem produtos que realçam o sabor, os quais podem ser um veneno para o intestino. A maioria não possui quantidades significativas de fibras ou nutrientes, além de serem ricos em gorduras e calorias.

3 – Adoçantes industrializados

Para resumir esta explicação, retorne aos tipos de alimentos anteriores. Afinal, estamos falando de mais produtos industrializados, evite-os sem que puder.

4 – Fritura

Apesar de saborosas, as frituras geralmente desenvolvem processo inflamatórios para o estômago e intestino. Por isso podem provocar gastrites e diarreias nos consumidores, então fique atento aos sintomas. Não é normal passar mal sempre que se come algum alimento específico.

5 – Álcool

O consumo de bebida alcóolica também resulta em processos inflamatórios e irritantes para o sistema digestivo. Além disso, o excesso de bebida tende a desregular a flora intestinal.

Aqui, temos que ter em mente que é possível comer de tudo, desde que haja moderação. Prefira alimentos naturais e orgânicos, sem muitos aditivos químicos, além de mais saudáveis, seu corpo agradece.




Voltar ao topo

Deixe um comentário