scorecardresearch ghost pixel



Deixar o cachorro dormir na cama pode prejudicar o sono do dono?

Pesquisa feita nos Estados Unidos tenta descobrir se deixar dormir o cachorro dormir na cama pode atrapalhar o sono do tutor.



Dormir com o cachorro na cama é um hábito que se tornou bastante comum entre os tutores de pet. Mas será que deixar o bichinho descansar ao seu lado pode prejudicar seu sono? É essa a pergunta que pesquisadores da Clínica Mayo de Phoenix, nos Estados Unidos, tentaram responder.

Leia mais: Teste de QI para cachorros: Passo a passo para fazer em casa

O estudo contou com a participação de 40 cães adultos que dormiam na cama com seus donos. O resultado foi bastante surpreendente: os tutores em geral dormiam bem e não sofriam com distúrbios do sono.

Cada cachorro recebeu um rastreador de atividade preso à coleira, equipamento chamado de Fitbark, capaz de registrar se ele está em repouso e dormindo ou ativo e brincando. Já os humanos usaram um monitor de atividade que mostra seus movimentos e se o sono é profundo ou não, o Actiwatch 2.

Foram sete dias de pesquisa para descobrir que ambos, cão e dono, dormiram razoavelmente bem. A eficiência do sono dos humanos (tempo que passaram dormindo) ficou em 81%, enquanto a dos bichinhos chegou a 85%. Quando o cachorro estava fora da cama, o humano dormia um pouco melhor, mas nada muito diferente.

“Isso vai contra a ideia de que o cão deve dormir em outro lugar”, afirma a doutora Lois E. Krahn, autora da pesquisa, psiquiatra e especialista em medicina do sono do Centro de Medicina do Sono da Clínica Mayo.

Sobre a eficiência do sono dos cães, o doutor Carlo Siracusa, veterinário e diretor de ciência do comportamento animal do Penn Vet, explica que “depende do seu temperamento”.

“Alguns cães têm uma tendência a reagir mais a estímulos. Assim, por exemplo, se o cachorro está na cama, o dono se vira e sem querer o atinge com a perna, alguns cães vão se assustar e reagir com medo”, explica. “Se não há problemas e o dono está feliz em deixar o animal no quarto ou na cama, tudo bem”, completa.

Transição

Ainda de acordo com Siracusa, o fato do cão dormir no quarto e até na cama com seu humano não cria o sentimento de que ele é especial. “Os cachorros conseguem distinguir entre os amigos humanos e outros cães, e a maneira como eles regulam suas interações com as pessoas da casa não tem a ver com tentar estabelecer uma hierarquia”.

No entanto, alguns animais não devem ficar no quarto, como os muito novos ou muito velhos, que podem não dormir durante a noite, ou um animal doente ou muito reativo. Além disso, se o cão que já dorme na cama começa a interferir no seu sono, o melhor jeito é fazer uma transição gradual, primeiro para outro canto do quarto e só depois para outro cômodo.

Embora muitos gostem de repousar com seus donos, nem todos são fãs dessa prática, especialmente quando precisam lidar com roncos ou muito movimento. “Quando um cão dorme, quer um lugar seguro, onde não será incomodado”, completa o especialista.




Voltar ao topo

Deixe um comentário