scorecardresearch ghost pixel



Insônia: Conheça 6 chás que acalmam e melhoram o sono

Com potencial terapêutico, eles podem ajudar no processo de melhora do sono. Veja algumas formas de preparo a seguir.



Noites mal dormidas interferem diretamente no humor e na disposição geral para enfrentar o dia a dia. De acordo com dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), cerca de 73 milhões de pessoas no Brasil têm insônia. Normalmente, a causa está associada com outras doenças, como obesidade, depressão e problemas cardiovasculares.

Leia mais: 3 benefícios do INSS que grande parte das pessoas não conhece

Para evitar situações desse tipo, é necessário manter um hábito de vida saudável, com prática de exercícios físicos e boa alimentação. Uma outra dica é apostar em um bom chá para ajudar a dormir. Com potencial terapêutico, eles podem ajudar no processo de melhora do sono.

6 chás que ajudam a dormir melhor

Alguns chás podem acalmar o corpo e influenciar diretamente na qualidade de uma noite bem dormida. Veja a seguir algumas opções de consumo (lembrando que a ingestão das bebidas não substitui à ida a um médico):

1. Chá de camomila

Modo de preparo: despeje água fervente na erva, abafe e deixe em infusão durante sete ou oito minutos. Em seguida, coe e beba. Além das flores da camomila secas, também é possível recorrer aos saquinhos de chá prontos e óleos essenciais.

2. Chá de passiflora

Modo de preparo: para o chá, utiliza-se de 3 g a 5 g de folhas secas em 250 ml de água. Uma xícara da bebida pode ser consumida antes de dormir.

3. Chá de lavanda

Modo de preparo: o processo de preparação é simples, basta utilizar da técnica de infusão. Para isso, coloque uma colher da erva imersa em uma xícara de 250 ml de água.

4. Chá de erva-cidreira

Modo de preparo: também preparado a partir da infusão, basta colocar água quente em uma xícara e deixar a erva descansar por, aproximadamente, 10 minutos. Como quantidade, pode ser utilizada uma colher de sopa da erva (em média 5 g) ou o saquinho pronto.

5. Chá verde descafeinado

Modo de preparo: faça a imersão de um sachê em uma xícara e adicione 250 ml de água quente. Espere de dois a três minutos até que a infusão esteja completa e, em seguida, beba.

6. Chá de valeriana

Modo de preparo: de forma semelhante aos outros chás, a preparação envolve ferver a água, adicionar uma colher da raiz de valeriana e deixar repousar por alguns minutos. Pronto, a bebida estará pronta para o consumo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário