scorecardresearch ghost pixel



O que acontece quando um gêmeo se torna vegano e o outro come carne? Veja o resultado dessa pesquisa

Gêmeos Hugo e Ross Turner se submetem a dietas diferentes durante 12 semanas de pesquisa. Saiba o que aconteceu.



Um estudo do King’s College London com os gêmeos britânicos Hugo e Ross Turner revelou o que acontece quando pessoas geneticamente idênticas se submetem a dietas diferentes. Durante 12 semanas, um dos irmãos consumiu apenas alimentos veganos, enquanto o outro continuou ingerindo carne, laticínios e peixes.

Leia mais: Veja o que acontece com seu corpo quando você come muita carne

As quantidades de calorias diárias ofertadas a Hugo e Ross eram as mesmas. O padrão de exercício adotado por eles também era igual.

“Queríamos usar o modelo de gêmeos idênticos, que são clones genéticos, para testar o efeito da dieta e dos exercícios e como esses indivíduos respondem a diferentes tipos de alimentos”, explicou o professor Tim Spector, epidemiologista do King’s College e líder da pesquisa.

Hugo, que adotou a dieta vegana, disse à BCC que sentiu mais energia durante o período. “Eu estava fazendo dieta vegana e isso realmente afeta seu corpo. Acho que nas primeiras semanas eu estava com muita vontade de comer carne, laticínios e queijo. Eu amo queijo. Agora estava tendo que comer frutas e nozes e alternativas que não continham laticínios – e isso significava que eu estava comendo muito mais alimentos saudáveis, o que significava que meus níveis de açúcar estavam muito saciados durante o dia. Eu senti que tinha mais energia”, afirmou.

Já seu gêmeo Ross acredita que sua performance na academia oscilou durante o período. Ele relata ter sentido muita energia em alguns dias e “grandes calmarias” em outros.

Hugo não sentiu essas oscilações em seus níveis de energia, mas disse ter notado que a diversidade de suas bactérias intestinais teve uma redução severa, enquanto a de seu irmão continuou igual. Ross relatou que passou a reparar na quantidade de alimentos processados que estava consumindo.

Resultados

Após o fim da pesquisa, os irmãos tiveram poucas, mas significativas diferenças nos resultados. Hugo teve uma redução nos níveis de colesterol, perdeu peso e aumentou sua resistência ao diabetes tipo 2. Já seu gêmeo enfrentou picos e quedas de energia. 

Outro dado bem interessante é que a dieta vegana reduziu a diversidade de bactérias intestinais de Hugo, como ele suspeitava. A de Ross continuou estável, o que significa que, pelo menos teoricamente, ele estaria menos suscetível a doenças do que o irmão.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário