scorecardresearch ghost pixel



Quer economizar no combustível? Siga estas 10 dicas imperdíveis

Com o combustível aumentando cada vez mais é preciso ter práticas para diminuir o seu consumo.



O preço do combustível no Brasil está mais caro do que nunca. Quanto mais alto, maior o peso na renda dos brasileiros que precisam às vezes movimentar o orçamento da família para abastecer o tanque para que possa trabalhar.

Veja também: Conta de luz pode ficar mais cara no verão: Dicas preciosas para economizar

Para tentar driblar a situação, conheça 10 dicas para economizar combustível que podem ser úteis para você.

Confira o estado de cabos e velas

As velas e respectivos cabos em más condições podem causar um consumo maior de combustível. Esses componentes são essenciais para promover a queima ideal do combustível.

Verifique o catalisador e o escapamento

O catalisador é o responsável por converter gases tóxicos resultantes da queima do combustível em água, gás carbônico e nitrogênio. Se estiver danificado, aumenta o consumo e as emissões, fazendo com que a temperatura aumente e também eleva o consumo.

Dirija suavemente

Evite frear bruscamente e demorar na troca de marchas, pois é algo que faz o carro gaste mais combustível. Acelere e freie de forma gradual e utilize o freio-motor nas reduções de velocidade.

Muitas pessoas acham que descer ladeiras na “banguela” (com o câmbio em ponto-morto) ajuda a economizar combustível, o que não é verdade e ainda por cima contribui para o desgaste prematuro dos freios.

Não lotar o porta-malas

Manter o porta-malas e a cabine cheios de coisas das quais você não precisa só faz aumentar o peso do veículo, exigindo mais do motor e fazendo o consumo subir.

Abasteça com combustível de qualidade

Abastecer com etanol, gasolina ou diesel “batizados” é uma das causas mais comuns para o aumento do consumo. Utilize sempre combustíveis de postos de confiança pois alguns postos podem usar produtos que podem fazer com que o veículo perca o rendimento e danifique outros componentes.

Fique atento ao uso do ar-condicionado

O ar-condicionado pode aumentar em 20% ou até mais o consumo de combustível, pois o compressor do equipamento é acionado por correia ligada ao motor. Nunca dirija com o ar ligado e os vidros abertos.

Fique de olho no arrefecimento

O sistema de arrefecimento do motor é dotado de válvula chamada termostática. Se apresentar problemas, ela pode travar na posição aberta, liberando a total passagem do fluido de arrefecimento para o radiador. Isso faz o motor trabalhar em temperatura abaixo da ideal. Assim, o sistema de injeção “entende” que o motor está frio, enviando mais combustível para a queima sem necessidade.

Troque filtros e lubrificantes no prazo correto

Checar o nível do óleo do motor semanalmente e substituir o lubrificante no prazo ou na quantidade de quilômetros recomendados no manual faz com que seu veículo consuma menos combustível.

Verifique o alinhamento das rodas

Outro fator que eleva o consumo de combustível e, ainda por cima, reduz a vida útil dos pneus são rodas desalinhadas, especialistas recomendam checar o alinhamento a cada 10 mil quilômetros ou ao perceber que o veículo está “puxando” para um lado.

Atenção a calibragem correta

A nossa última dica, além de ajudar na economia de combustível, pode te ajudar a evitar acidentes, pois se os pneus do seu carro estiverem abaixo da pressão ideal aumentam a superfície de contato com o solo e fazem com que o motor utilize mais energia para manter o carro rodando, elevando o consumo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário