As motocicletas são a ferramenta de trabalho de milhões de brasileiros, especialmente após o surgimento de serviços de delivery. Em outros casos, os veículos pertencem a donos apaixonados que gostam da liberdade de sentir o vento enquanto se locomovem pela cidade ou estrada.
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O problema é quando ela te deixa na mão. Na maioria dos casos, problemas relacionados a enguiço são resultado da falta de manutenção básica adequada.
Para garantir uma melhor performance e pilotar sua moto com mais segurança, confira dez práticas que você deve adotar na hora de fazer a manutenção.
1 – Calibrar os pneus
A calibragem semanal é importante para reduzir o consumo de combustível e manter a eficiência da frenagem no nível correto. Na hora do procedimento, espere os pneus esfriarem e coloque sempre a pressão indicada no manual, inclusive considerando se você costuma ou não andar com alguém na garupa.
2 – Cuidar da manutenção dos freios
Os freios são itens essenciais para evitar acidentes, por isso devem estar funcionando perfeitamente. Quando as pastilhas estiverem perto do fim de sua vídeo útil, substitua-as. O mesmo vale no caso de disco arranhado. Pelo menos uma vez por ano, também é necessário substituir o óleo de freio.
3 – Lubrificar a corrente
A corrente precisa ser lubrificada a cada 500 quilômetros rodados para manter a relação da moto funcionando por mais tempo. Quanto mais tempo rodando sem lubrificar a corrente, menor será sua vida útil. Tente fazer esses processo uma vez por semana e sempre que pegar chuva ou muita sujeira de pista.
4 – Lubrificar os cabos do freio e da embreagem
Outros dois itens que precisam de lubrificação são os cabos do freio e da embreagem. O cuidado evita que um deles se parta e garante que os conduítes externos estão passando por onde devem, sem serem amassados ou pressionados. Caso o cabo comece a apresentar uma folga incômoda, o jeito é trocar.
5 – Trocar o óleo
Substituir o óleo do motor, o filtro de óleo e o filtro de ar no tempo certo é imprescindível para que a moto funcione corretamente. Opte por lubrificantes ou peças com especificações superiores, jamais inferiores, sempre seguindo as especificações do manual. Não deixe de trocar o filtro junto com o óleo, já que só um deles não adianta muita coisa sozinho.
6 – Checar os parafusos
Os buracos existentes no asfalto e a própria vibração da moto levam os parafusos a ficarem mais frouxos. Periodicamente, faça uma verificação visual nos parafusos e porcas e aperte-os para que fiquem firmes. Se já estiverem frouxos, a dica é trocar antes que fiquem pelo caminho.
7 – Cuidar das suspensões
Alguns partes das suspensões perdem propriedades com o tempo, levando a parte dianteira a “bater”. Esse movimento pode causar estouro de retentores e até arranhar o cromo das bengalas, deixando a manutenção ainda mais cara. Não economize na troca de óleo das bengalas para evitar gastos maiores no futuro.
8 – Abastecer com combustível confiável
Os preços dos combustíveis estão pesando no bolso, mas usar um produto de má qualidade pode acabar gerando custos ainda mais altos. Abasteça sempre postos com referência para evitar problemas com com o motor e seus periféricos.
9 – Lavar a moto
A última dica é manter a moto limpa, adotando o hábito de lavar o veículo com água e sabão, lubrificar partes móveis e aplicar desengripante. De tempos em tempos, retire o banco e faça uma verificação visual, especialmente quando ela pegar chuva, muita sujeira de pista ou andar em estrada de terra ou lama.