scorecardresearch ghost pixel



6 benefícios da poderosa fruta que melhora a imunidade e abaixa a glicose

Substâncias presentes no alimento ajudam a combater a obesidade e diabetes, além de serem excelentes agentes contra doenças cardiovasculares.



Considerada uma fruta exótica e de sabor doce, a lichia (Litchi chinensis), com origem na China, também pode ser encontrada facilmente no Brasil. O alimento é rico em compostos fenólicos, a exemplo as antocianinas e flavonoides, e ainda em minerais, como potássio, vitamina C, magnésio e fósforo.

Leia mais: Descubra quais frutas são capazes de aumentar a imunidade do corpo

Essas substâncias ajudam a combater a obesidade e diabetes, além de serem excelentes agentes contra doenças cardiovasculares. A lichia pode ser consumida tanto na sua forma natural, enlatada, chás ou sucos. A ingestão em excesso, por outro lado, pode causar alguns efeitos colaterais, como a hipoglicemia, por exemplo.

7 benefícios da lichia para a saúde

Veja a seguir as vantagens de incluir a fruta na dieta do dia a dia:

Previne doenças do fígado: por carregar na sua composição compostos fenólicos, como a epicatequina e a procianidina, que possuem ação antioxidante, a fruta ajuda a reduzir os danos nas células do fígado provocados por radicais livres.

Ajuda no controle da glicemia: certos estudos mostram que a fruta pode ser um excelente agente no tratamento da diabetes em razão de compostos fenólicos na sua composição, sendo um deles o oligonol. A substância ajuda a regular o metabolismo da glicose e também a reduzir a resistência à insulina, ajudando controlar os níveis de açúcar no sangue.

Auxilia na melhora da pele: a fruta é rica em vitamina C e em compostos fenólicos, ingredientes antioxidantes que combatem diretamente os radicais livres que provocam o envelhecimento da pele. A vitamina C também atua na produção de colágeno, composto importante para combater às rugas da pele e à flacidez.

Combate a obesidade: a lichia também ajuda a aumentar a queima de gordura, pois carrega em sua composição cianidina – pigmento que dá a cor avermelhada da casca. A substância possui ação antioxidante. A fruta também é rica em água e fibras, o que contribui para a perda de peso e no combate à obesidade.

Protege contra doenças cardiovasculares: rica em flavonoides, antocianinas e proantocianidinas, a fruta conta com um poderoso efeito antioxidante, capaz de controlar o colesterol ruim e evitar que placas de gordura se formem nas artérias. O consumo correto de lichia contribui para reduzir os riscos de problemas do coração, como o infarto do miocárdio.

Auxilia no combate ao câncer: estudos mostraram que os compostos fenólicos da lichia, como os flavonoides, o oligonol e as antocianinas podem aumentar a morte de células de diversos tipos de câncer, como o de mama, fígado, do colo do útero, de próstata, de pele, etc. Apesar da descoberta utilizando células cancerígenas em laboratório, ainda são necessários testes em humanos para comprovar sua real efetividade dentro do organismo contra esses agentes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário