scorecardresearch ghost pixel



Apaixonado por pimenta? Conheça 3 efeitos negativos causados pela especiaria

Seu consumo pode trazer benefícios à saúde por conter substâncias antioxidantes, porém, existem efeitos colaterais prejudicais à saúde.



Encontrada em muitas culturas e culinárias, a pimenta é um dos temperos mais conhecidos e utilizados no mundo. Um dos motivos é sua versatilidade: a especiaria conta com variadas formas e níveis de ardência, que podem ir do mais leve ao quase insuportável.

Leia mais: Mistério e sensualidade apimentam o novo suspense da Netflix

Algumas pessoas buscam por algo mais picante, a exemplo, a pimenta malagueta, tida como a mais ardida do país. Já outros têm preferência por alimentos mais suaves, como a pimenta dedo-de-moça, encarregada de proporcionar um gostinho a mais no preparo de pratos.

Benefícios da pimenta

O consumo de pimenta pode trazer benefícios à saúde, sobretudo em razão dos antioxidantes encontrados no vegetal. Além disso, a especiaria estimula a digestão, alivia a congestão nasal e ajuda na prevenção do câncer.

Mesmo com tantos pontos positivos, existem as desvantagens em consumir pimenta. Os efeitos negativos afetam sobretudo as mucosas do trato gastrointestinal, capazes de gerar náuseas, dores abdominais e vômitos. Conheça alguns deles logo abaixo.

3 efeitos negativos causados pela pimenta

Saiba a seguir os principais efeitos colaterais no organismo causados pelo consumo da especiaria em determinadas pessoas:

Diarreia

A pimenta pode acabar irritando facilmente o estômago. Por isso, um dos efeitos colaterais do seu consumo incluem diarreia, gases e inchaços abdominais.

Insônia

Quem possui insônia deve evitar o consumo de pimenta. Seu efeito termogênico faz a temperatura do corpo aumentar, impedindo que o corpo relaxe na hora de dormir. É por isso que não recomenda-se comer alimentos com o ingrediente em refeições noturnas.

Acidez

Consumir pimenta agrava a situação de quem sofre de azia. Isso porque o alimento carrega potássio, magnésio e cálcio ao organismo. Seu consumo em excesso pode causar soluços além de sensação de queimação no peito e na garganta.

Além destes sintomas, o consumo da especiaria também pode provocar sérios danos à saúde em pessoas com essas doenças: gastrite, hemorroida, problema no fígado, refluxo gastresofágico, úlcera intestinal, dentre outros.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário