Um aplicativo disponível na Google Play Store infectou mais de 500 mil celulares Android com um vírus escondido. A informação é da empresa de segurança Pradeo, que detectou a ameaça e trouxe a público em um relatório recente.
Leia mais: WhatsApp: veja como saber se a pessoa tem o seu contato salvo
Ao baixar o aplicativo Color Message, o aparelho do usuário era invadido pelo vírus Joker. A ferramenta é anunciada como um programa que possibilita a personalização de mensagens SMS.
O Joker simula cliques em anúncios maliciosos e gera dinheiro para seus controladores. Ele também inscreve as vítimas em serviços premium de SMS para roubar e cometer fraudes financeiras. Todas as informações do usuário, incluindo sua lista de contatos, são enviadas para um servidor na Rússia.
A Pradeo recomenda em seu relatório que quem instalou o app em seu dispositivo faça a desinstalação o quanto antes.
Google Play Store
Na loja de apps da Google, muitas pessoas parecem ter notado o problema. Grande parte das resenhas do Color Message são negativas, e citam inclusive a cobrança por serviços que não foram contratados.
Essa é apenas mais uma das ferramentas maliciosas que foram disponibilizadas na loja oficial do Android. Em outubro, o mesmo vírus foi usado em programas temáticos sobre a série Round 6, sucesso da Netflix.