scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a fazer uma horta dentro do apartamento

Amantes de plantas e temperos frescos não precisam abrir mão de seu conforto mesmo morando em apartamento.



Não é nada impossível ter uma horta e poder aproveitar a proximidade com as plantas quando se mora em um apartamento. Basta ter vontade para construir a sua, seguindo algumas dicas e aproveitando bem o espaço disponível.

Leia mais: Aprenda a fazer uma fórmula que tira manchas do vaso sanitário

Em primeiro lugar, você precisa decidir que tipo de hora quer ter. A plantação será de temperinhos e ervas medicinais para uso culinário ou terá fins meramente decorativos? É claro que ela pode ser as duas coisas ao mesmo tempo, mas a montagem pode facilitar ou atrapalhar a colheita.

Possibilidades

No caso das hortas para fins decorativos, você consegue economizar bastante espaço montando-a verticalmente ou de forma suspensa. É só instalar os vasos em um palete, pendurá-los com ganchos ou colocar prateleiras nas paredes.

Já se os temperos e ervas são para uso no dia a dia, a dica é montar a horta na janela. Embora ocupe mais espaço, fica muito mais fácil para regar e colher quando precisar.

Por último, se espaço não é um problema ou você não quer ter muitas variedades, pode fazer uma horta horizontal. É só colocar os vasos ou a floreira em uma bancada ou cantinho especial do apartamento que pegue bastante luz.

Dicas para hortas em apartamento

  • Drenagem: faça furos no local onde vai cultivar e forre o recipiente com pedrinhas ou argila expandida para evitar que a água acumule e mate as plantinhas. Não se esqueça de colocar um pedaço de pano ou manta para que a terra não escorra pelas fendas.
  • Substrato: a terra precisa ser bem soltinha para permitir um crescimento saudável. Antes de plantar, aperte o substrato vegetal orgânico com as mãos para que ele fique mais solto.
  • Plantio: faça um buraco de até 2 centímetros de profundidade e coloque as mudas a uma distância mínima de 4 centímetros da outra. Cubra-as com a terra, sem apertar.
  • Rega: regue suas ervas e temperos sempre o que o solo estiver parecendo seco.
  • Adubo: use adubo pronto ou orgânico para fornecer os nutrientes que sua horta precisa. Você pode usar cascas de ovos, pó de carvão e outros materiais que tem em casa.
  • Luz: não se esqueça de que sua horta precisa de muita claridade para crescer, de preferência solar. Se isso não for possível, compre uma lâmpada LED e coloque próximo a ela para gerar a claridade necessária.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário