scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a cultivar cebolinhas grandes em sua horta de casa

A cebolinha, no geral, exige poucos cuidados para ser plantada. Contudo, é preciso seguir algumas dicas para ter uma produção eficiente e vistosa; confira quais:



Plantar cebolinha em vaso ou canteiro costuma ser uma tarefa fácil. Contudo, colher cebolinhas grandes e grossas exige alguns cuidados extras. Ou seja, para ter uma produção satisfatória, é preciso seguir algumas instruções. Pensando nisso, separamos as principais dicas para colher as melhores cebolinhas em sua horta caseira.

Veja também: Empreendimento: como criar mudas de plantas para vender

Como colher cebolinhas perfeitas na horta de casa

A cebolinha é um dos ingredientes mais versáteis quando falamos em temperos. Ela pode ser utilizada no feijão, arroz, em carnes, sopas e até cruas sobre porções e frituras, por exemplo.

Contudo, sem dúvida, a cebolinha tem a sua fama mais popular quando é misturada à salsinha. O popular cheiro verde talvez seja o condimento mais utilizado pelas famílias brasileiras.

Por isso, quanto melhor for a colheita da cebolinha, mais saborosos serão os pratos temperados com ela. O melhor de tudo é que dá para cultivá-las em casa, de forma simples e fácil. Para isso, siga as principais dicas.

Aprenda a ter cebolinhas grossas e vistosas em sua casa

1 – Adubo caseiro

A primeira coisa a fazer é cuidar dos nutrientes do solo onde a cebolinha foi plantada. Para isso, nada de segredos, basta apenas utilizar casca de ovos.

Ao invés de jogar no lixo as cascas dos ovos usados, lave-as e triture utilizando um liquidificador ou processador. Espalhe a farinha de casca de ovo pela terra. Se quiser potencializar o efeito, acrescente borra de café coado também.

Cascas de vegetais, como batata, beterraba e cenoura também podem ser trituradas e servirem como adubo. Se a área plantada for grande, nem precisa triturar muito.

2 – Rega adequada

Como quase todas as hortaliças, a cebolinha precisa de regas diárias para crescer e se desenvolver. Sendo assim, aposte em regas constantes, porém sem exageros. Nada de deixar o solo encharcado.

Faça a rega pela manhã ou no final da tarde, em dias mais quentes. Isso vai evitar que o sol faça a água evaporar. Além disso, sempre procure jogar mais água na terra do que nos vegetais.

3 – Se possível, filtrar a luz

Uma dica importante é criar uma “mini estufa” caseira em sua horta. Basta proteger as cebolinhas com alguma tela ou sombrite, comprado em casas pecuárias. Coloque algumas estacas ou qualquer coisa que sirva como suporte e faça uma espécie de cabana. Isso vai dificultar a entrada de insetos e animais também.




Voltar ao topo

Deixe um comentário