scorecardresearch ghost pixel



Comer pão pode fazer mal para a saúde? Entenda o que deve ser levado em conta

Descubra quais são os benefícios e desvantagens em se comer pão. Entenda também se este delicioso alimento é o responsável pelo ganho de peso.



O tradicional pão francês é o alimento mais consumido pelos brasileiros no café da manhã. Porém, são diversos os tipos de pães e de variações na forma em como servi-los. Feitos à base de diversas farinhas, os pães são fonte rica de carboidratos e de sabor, porém também são ricos em calorias. Por isso, são temidos por quem está preocupado com o peso. A dúvida que fica é: será que o pão faz mal? Entenda.

Veja também: Aprenda como fazer limonada suíça sem que fique amarga

A resposta mais direta para esta pergunta seria: não. Se consumidos com moderação, o pão não deve fazer mal para a saúde de ninguém. Pessoas celíacas, com intolerância a glúten podem apresentar desconfortos também.

Entender a comparação de benefícios e malefícios dos pães, implica em um pouco de estudo sobre o tema. Por um lado, os pães são alimentos basicamente constituídos de carboidrato, por isso tendem a contribuir com o ganho de peso. Por outro, o carboidrato do pão é simples e pode ser digerido rapidamente, não sendo o principal item de engorda. Além disso, alguns pães integrais contribuem de mais para o bom funcionamento do organismo.

Comer pão pode fazer mal para minha saúde?

Primeiramente, saiba que o pão possui um alto índice glicêmico, em outras palavras, ele aumenta a quantidade de açúcar no sangue. Todo esse açúcar em excesso (caracterizado pela glicose) se transforma em gordura acumulada. Caso não haja um gasto calórico compatível, toda a energia do carboidrato ficará estocada no corpo, provocando o ganho de massa.

Em contrapartida, por ser um carboidrato de absorção rápida, o pão pode gerar energia rapidamente. Entenda que a gordura gerada a partir da glicose é altamente energética. Como esse processo energético é processado de forma rápida, seu gasto tem que ser rápido também. Do contrário, a gordura será armazenada e estocada sem que haja tempo para ser eliminada.

Dá para comer pão sem culpa? Descubra!

O pão é gostoso e vai bem com quase qualquer coisa, seja doce ou salgada., contudo é preciso ter moderação. Não dá para se esbaldar de pão e achar que o peso se manterá o mesmo. Como explicado acima, é preciso que haja um gasto compatível para não deixar sobras no corpo. Essa explicação, claro, é bastante simplória, ela serve apenas para facilitar o entendimento.

A dica para quem não deixa um pãozinho por nada está em praticar exercícios físicos que exigem bastante gasto energético. Entre eles, destaca-se a musculação e os exercícios aeróbicos, porém isso para quem não precisa perder muito peso. Se o seu caso é de obesidade, será preciso cortar temporariamente ou diminuir a quantidade de pães.

Seu organismo precisa de alimentos com cadeias de carboidratos mais complexas. Assim, demora mais para que esses alimentos se transformem em mais gordura acumulada.  Dê preferência para pães integrais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário