scorecardresearch ghost pixel



Dúvida ao calibrar os pneus? Veja como fazer isso de uma vez por todas

Processo não é um bicho de sete cabeças e pode ser mais fácil do que se imagina. Aprenda a calibrar os pneus sem erro.



A calibragem dos pneus é um dos processos indispensáveis para o bom funcionamento do carro. Se não for feito de forma correta, o prejuízo pode ser grande e gerar despesas ao bolso do condutor. Por isso, ter atenção durante essa etapa vai garantir uma maior durabilidade aos itens.

Leia mais: Receita de pretinho caseiro para os pneus do carro

Existem diversos tipos de pneus no mercado, cada qual com peculiaridades únicas. Os produtos podem variar de tamanho, modelo, espessura, tipo de material, dentre outras variáveis. E isso pode acabar confundindo quem tenta evitar a todo o custo que os pneus fiquem descalibrados.

O motorista que ainda tem dúvida sobre o quanto de ar colocar nos pneus pela calibragem deve ter mente, de antemão, que o processo não é um bicho de sete cabeças e pode ser mais fácil do que se imagina.

Lembrando que um veículo descalibrado afeta não só a durabilidade dos pneus, mas toda a segurança do carro. Alguns riscos que podem surgir incluem perda de direção e aumento das chances derrapagem em asfalto molhado.

Como calibrar os pneus do meu carro?

Para descobrir a calibragem ideal do veículo, o primeiro passo que o condutor deve seguir é o de checagem do Manual do Proprietário. Alguns veículos mais novos contam com a descrição e especificações de como calibrar corretamente os pneus na parte lateral interna das portas do motorista e do passageiro.

Cada automóvel possui uma especificação de calibragem diferente. Por isso, a atenção deve ser redobrada. Com os dados em mãos, basta utilizá-los na hora de encher o pneu do carro, sem erro.

Outra dica importante consiste em calibrar o pneu do estepe, sobretudo para momentos de emergência. Neste cenário, o pneu deve ser calibrado com 5 psi a mais que os demais itens. Calibrar o pneu no começo do dia, sem ter circulado com o carro por muito tempo, também é o mais recomendado. Isso porque o ar quente pode atrapalhar na calibragem.




Voltar ao topo

Deixe um comentário