scorecardresearch ghost pixel



Empréstimo consignado Auxílio Brasil será liberado pelo governo em 2022?

Medida provisória que cria o programa prevê a possibilidade de liberação de empréstimos consignados com condições especiais.



O Auxílio Brasil realiza uma nova rodada de pagamentos a partir do dia 18 de janeiro, dando prosseguimento aos planos do governo federal para seu novo programa de transferência de renda. A novidade agora é que os usuários poderão em breve ter acesso a empréstimos consignados.

Leia mais: Pagamento em dobro do Auxílio Brasil e vale-gás começa na próxima semana

Na Medida Provisória 1.061/21, que cria o programa, está prevista a possibilidade de liberação de uma linha de crédito consignado. As parcelas são descontadas mensalmente, direto d0 valor do benefício do contratante.

O plano do governo é disponibilizar o empréstimo nessa modalidade para que beneficiários do Auxílio Brasil paguem menores taxas pela contratação de crédito. Como o pagamento fica garantido pela própria parcela, as chances de inadimplência são praticamente zero.

Com poucos riscos, as instituições financeiras conseguem oferecer taxas de juros mais vantajosas, além de prazos diferenciados para quitar a dívida. Assim, o cidadão pagará menos e com mais tranquilidade do que pagaria em outras opções de crédito existentes do mercado.

Margem consignável

Sobre a margem consignável adotada no consignado do Auxílio Brasil, ela deverá ser a mesma autorizada para os segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Ou seja, o cidadão poderá comprometer até 30% do benefício com empréstimos, e até 5% com cartão consignado.

O Ministério da Cidadania ainda não divulgou as regras nem anunciou quando o produto poderá ser contratado pelos brasileiros. No entanto, há expectativas de que a liberação ocorra o mais rápido possível, tendo em vista a lenta recuperação econômica do país.




Voltar ao topo

Deixe um comentário