scorecardresearch ghost pixel



Plantas lindas e saudáveis: Confira 5 opções de adubos orgânicos sem custo

Adubos feitos com alimentos que você tem em casa ou que costuma descartar servem para a maioria das plantas.



Cultivar plantas é uma atividade bem prazerosa, mas às vezes dá um pouquinho de trabalho. Manter um jardim saudável e bonito não é uma tarefa tão fácil, embora possa ficar bem divertido quando a gente aprende algumas técnicas e “pega o jeito”.

Leia mais: Conheça uma mistura caseira para deixar as roupas brancas de novo sem esforço

Para desenvolver um jardim de dar inveja em qualquer um, é preciso lembrar de adubá-la com frequência. Não é necessário gastar rios de dinheiro com fertilizantes, é só usar o que você já tem em casa para fazer adubos orgânicos bastante efetivos.

Nutrientes

Alguns produtos encontrados na cozinha são ótimas fontes de nutrientes para as plantas. O café, por exemplo, é rico em nitrogênio, magnésio e potássio, além de ajudar a aumentar a acidez do solo e controlar o nível de pH.

O vinagre branco é ideal para aquelas que precisam de nitrogênio para crescer de forma saudável. Sem ele, as folhas mais antigas ficam verde pálidas ou amarelas e menores, condição que pode se espalhar por toda a planta caso ela não receba o socorro necessário.

5 adubos caseiros e baratos

  1. Casca de ovo esmagada: lave as cascas de ovo, seque-as ao sol e triture ou amasse até obter um pó. Aplique no solo uma vez ao ano, regando com abundância em seguida.
  2. Infusão de casca de ovo: ferva 4 litros de água e 2 colheres de sopa de pó de casca de ovo por 10 minutos. Deixe descansar por 24 horas, filtre e aplique uma vez ao ano após a época de floração ou no início do período chuvoso.
  3. Café moído: peque um pouco dos destroços de café moído usado e ponha em folhas de jornal. Cubra e deixe secar ao sol. Polvilhe no substrato da planta uma vez ao mês.
  4. Vinagre: misture uma colher de sopa de vinagre branco com 5 litros de água e aplique uma vez a cada três meses nas plantas.
  5. Água de aquários: se você tem um aquário em casa, colete um pouco da água residual e despeje no solo sempre que possível.




Voltar ao topo

Deixe um comentário