scorecardresearch ghost pixel



Por que ganhamos mais peso após os finais de semana? Causas vão te surpreender

Algumas atitudes e vícios na alimentação contribuem para o ganho disparado de peso corporal de forma rápida. Veja alguns deles!



As festas de final de ano não são a única forma de ganhar peso em um curto período de tempo. Os finais de semana também podem atrapalhar qualquer dieta e garantir uns quilinhos a mais na balança. Para se ter uma ideia, 1 kg de gordura corporal é o equivalente ao consumo de 7 mil calorias, além daquelas que a pessoa gasta.

Leia mais: 3 dicas valiosas para evitar que hackers acessem suas mensagens no WhatsApp

Algumas atitudes e vícios na alimentação contribuem para o ganho disparado de peso corporal de forma rápida. Você verá que não é por acaso que as causas estão associadas a hábitos que costumamos exercer assim que chega a sexta-feira.

Hábitos de finais de semana que nos fazem ganhar peso mais rápido

Veja a seguir os principais “erros” na alimentação que cometemos assim que o final de semana chega:

Aumento na ingestão de sódio

Consumir alimentos industrializados, pois possuem maior quantidade de sódio, ajuda no ganho de peso. A prática de comer fora de casa é outro agravante, visto que não conhecemos ao certo quais os ingredientes utilizados nas preparações da comida. A ingestão de sódio irá contribuir para a retenção hídrica e, consequentemente, o aumento de peso na balança.

Excesso no consumo de carboidrato

Um dos vilões da balança, o carboidrato em grande quantidade pode provocar um ganho de peso indesejado. A substância é armazenada no corpo em forma de glicogênio, cuja origem do nome vem da glicose (nutriente facilmente metabolizado pelo nosso corpo para fornecimento de energia).

A cada 1 grama de glicogênio acumulado, juntam-se ao redor 2 gramas de água, processo que refletirá, consequentemente, no ganho de peso.

Consumo de bebidas alcóolicas

O fim de semana pode ser o único momento que muitos aproveitam para consumir bebidas alcóolicas, seja vinho, vodca ou cerveja. Ao final, é certo que todos irão contribuir para o ganho de peso na segunda-feira.

Isso acontece porque, beber muito ou ocasionalmente, aumenta a liberação de cortisol no corpo. Tal hormônio é capaz de quebrar músculos e reter gordura. Em suma, a perda de músculo pode resultar em uma grande desaceleração do metabolismo, fazendo com que seja mais fácil ganhar peso. Além disso, o álcool também engorda por ser capaz de desidratar o corpo.

Por todos esses motivos, é importante ficar atento a tudo aquilo que se ingere. Porém, de acordo com nutricionistas, o ganho de gordura acontece de forma gradual. Por isso, não caia em desespero caso haja o aumento de um ou mais quilos de forma repentina. Ao final, os “quilinhos” podem ser apenas água.




Voltar ao topo

Deixe um comentário