scorecardresearch ghost pixel



Quem mora sozinho terá direito ao vale-gás nacional em 2022?

Benefício atenderá cerca de 5,4 milhões de pessoas a partir de janeiro, mas quem mora sozinho poderá receber?



O vale-gás nacional será pago a partir de janeiro para cerca de 5,4 milhões de famílias brasileiras de baixa renda. Até então, o benefício foi liberado apenas para 100 mil pessoas que moram em municípios atingidos pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais.

Leia mais: Auxílio emergencial 2022 de R$ 600 tem calendário divulgado; Veja quem recebe

Muita pessoas em situação de vulnerabilidade que vivem sozinhas querem saber mais sobre os critérios de elegibilidade para o programa. Quem vive sem a família poderá receber o auxílio-gás ou terá menos chances que os demais inscritos?

As regras para participar da iniciativa dizem apenas que o cidadão precisa ter renda per capita de até meio salário mínimo, além de estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Se estiver dentro dessas exigências, não faz diferença se a pessoa mora sozinha ou não.

Prioridades

Contudo, o Ministério da Cidadania anunciou que vai adotar critérios de prioridade para selecionar os aprovados. Um deles é estar na folha de pagamento do Auxílio Brasil, e o outro é fazer parte de famílias mais numerosas.

Embora existam prioridades, isso não significa que quem não está dentro delas ficará de fora dos pagamentos do vale-gás. Possivelmente, quanto menor for a renda da pessoa, inclusive de quem mora sozinho, maior será sua chance de receber o benefício.

Vale-gás

O vale-gás foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em novembro do ano passado. A proposta é pagar pelo menos 50% do valor médio nacional do botijão de gás de 13 kg, a cada dois meses. Em janeiro, o valor será de R$ 52 por beneficiário.




Voltar ao topo

Deixe um comentário