Oferecer refeições que incluem legumes para seu cão não é nenhum erro, e inclusive pode ser uma boa ideia. Embora muitos tutores tenham medo de incluir esse tipo de alimento na dieta dos peludos, basta conhecer a maneira certa de fazer isso para não deixar o animal sem os nutrientes que ele precisa.
Uma boa maneira de introduzir vegetais na dieta dos cachorros é servi-los como petiscos. Com o tempo, você vai percebendo do que ele gosta mais e excluindo os sabores que não são tão queridos.
Embora os legumes sejam bem-vindos, a ração ainda é o alimento mais recomendado. Ela que contém todos os nutrientes que ele precisa na quantidade certa, como minerais, proteínas, carboidratos e vitaminas. Sendo assim, nunca substitua a ração por uma alimentação totalmente baseada em vegetais, exceto com o acompanhamento de um veterinário.
Proibidos e permitidos
O organismo dos cães não consegue processar tão bem certos tipos de alimentos com o dos seres humanos. Alho, batata inglesa, cebola são alguns exemplos de ingredientes que contém substâncias tóxicas para os pets.
Seu melhor amigo também deve passar longe de uva-passa, carne crua, ossos de animais, bebidas alcoólicas, café, macadâmia e açúcar e doces em geral.
Já cenoura, abobrinha, pepino e melancia são boas pedidas. Prefira servir com a casca, que é rica em fibras e ajuda no funcionamento do intestino. Só não abuse da quantidade.