A maioria das pessoas adota o tradicional cafezinho para acordar e começar bem o dia. A bebida é cultural no Brasil e é utilizada como uma espécie de energético para manter as atividades rotineiras.
Além disso, o café também é um ingrediente importante na culinária e pode estar presente em doces e bebidas variadas. O que pouca gente sabe é que o café também pode ser um ótimo aliada em dietas para perder peso.
Veja também: 8 alimentos básicos que não podem ir para a geladeira, mas você não sabia
Diferentemente do que muitas pessoas acham, o produto tem a capacidade de ajudar bastante na saúde. Porém, claro, o café deve ser consumido da maneira correta e com moderação. Afinal, o excesso de cafeína no organismo pode atrapalhar diversas questões do cotidiano e do organismo.
Tomar café para emagrecer funciona?
A resposta para esta pergunta é sim. Porém, é preciso existir uma forma de tomar o café direcionado para o emagrecimento. A nutricionista, Ashley Shaw garante que o produto funciona. “O café, quando consumido com moderação e sem muitos adoçantes, pode auxiliar no emagrecimento e ser benéfico para sua saúde, em geral”, disse ela ao site Insider.
Os grãos de café são ricos em cafeína, que funciona como termogênico e acelera o metabolismo. Além disso, também contam com niacina, potássio, magnésio, antioxidantes e outros nutrientes. Tudo isso pode ajudar nas funções digestivas e musculares, inclusive. Em outras palavras, até o sistema cardiovascular pode sair ganhando.
Benefícios do café para dieta:
- Acelera o metabolismo;
- Ajuda a queimar gordura mais rápido;
- Diminui o apetite e causa sensação de saciedade;
- Diminui mau-hálito;
- Melhora o desempenho muscular;
- Auxilia o trato digestivo.
Estas são algumas das vantagens de beber café adequadamente.
Melhor maneira de consumir café para emagrecer e ficar saudável
A primeira coisa a se fazer é eliminar açúcar ou adoçante. Pois é, para ter os benefícios citados, o café deve ser tomado puro e amargo. A quantidade ideal é a de uma xícara com 230ml por dia.
A nutricionista Shaw, ouvida pelo site Insider, diz para nunca extrapolar quatro xícaras de café no dia. “Assim, você se sente mais acordado e melhora o metabolismo de gordura, sem afetar o sono e a fome”, diz a expert. Ela chega até a recomendar o consumo fracionado, em poucas doses a cada duas horas.