O Auxílio Brasil é o novo programa de transferência de renda federal que substituiu o Bolsa Família no fim do ano passado. Nos últimos meses, mais de 3 milhões de famílias foram adicionadas à folha de pagamento da iniciativa, totalizando cerca de 18,05 milhões de beneficiários.
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Mas além de incluir novas pessoas, muitas também são excluídas do programa todos os meses. Isso acontece porque elas deixaram de cumprir as regras para recebimento dos repasses.
Após perceber o problema, é comum que os beneficiários não saibam como lidar com a situação. Veja agora o que fazer em caso de bloqueio do Auxílio Brasil.
Motivos para o bloqueio
De acordo com o governo, o procedimento é adotado quando há, entre outros motivos:
- Omissão de informação ou prestação de informações falsas;
- Não localização da família no endereço informado;
- Renda familiar mensal per capita superior ao limite;
- Identificação de trabalho infantil na família.
A notificação de bloqueio ocorre via mensagem em extrato de pagamento ou outro meio. Caso ele permaneça por mais de seis meses, o auxílio é automaticamente cancelado ou suspenso.
Como proceder após o bloqueio?
Para resolver a situação, o responsável pela família deve comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo para atualizar as informações do seu Cadastro Único (CadÚnico). Na ocasião, é importante revisar os seguintes documentos:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Carteira de Identidade – RG;
- CPF;
- Título de Eleitor;
- Carteira de Trabalho;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena;
- Comprovante de renda mínima;
- Comprovante de residência;
Desde que não hajam outras situações que impeçam o recebimento do Auxílio Brasil, o cidadão pode solicitar o desbloqueio, reversão de suspensão ou reversão de cancelamento.