scorecardresearch ghost pixel



Auxílio Brasil de R$ 400 pago em janeiro não caiu em fevereiro? Entenda o que aconteceu

Famílias de baixa renda que não receberam o repasse do programa em fevereiro questionam o motivo do bloqueio.



A nova parcela do Auxílio Brasil começou a ser paga no dia 14 de fevereiro para mais de 18 milhões de pessoas. Cada família tem direito a pelo menos R$ 400, inclusive as mais de 550 mil que foram incluídas na folha de pagamento do programa neste mês.

Leia mais: Não está em nenhum benefício do governo federal? Saiba como começar a receber

Os repasses ocorrem na ordem do algarismo final do Número de Inscrição Social (NIS) do beneficiário. Nesta quarta-feira, 16, é a vez dos aprovados com NIS final 3 receberem o dinheiro.

O problema é que alguns cidadãos que foram contemplados com o auxílio em janeiro não tiveram a parcela de fevereiro creditada. Afinal, o que pode ter acontecido?

Exclusão do programa

De acordo com o Ministério da Cidadania, pasta responsável pelo programa, o governo realiza verificações periódicas para checar se a família ainda está dentro dos critérios que dão direito ao benefício. Quando deixa de se enquadrar nas regras, ela é excluída da folha de pagamento.

O que aconteceu com essas pessoas provavelmente foi o bloqueio do Auxílio Brasil. O objetivo desse procedimento, que é realizado mensalmente, é evitar fraudes e pagamentos indevidos do benefício.

O que fazer?

Se a data de liberação do seu auxílio já passou e ele realmente não caiu, aguarde pelo menos 24 horas. Após esse tempo, é hora de procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo para entender o motivo do corte.

Em muitos casos, a exclusão do programa ocorre por desatualização no Cadastro Único (CadÚnico). Por isso, no caso de qualquer mudança importante na estrutura da família, é imprescindível atualizar as informações no sistema.




Voltar ao topo

Deixe um comentário