scorecardresearch ghost pixel



Cardio em jejum pode queimar duas vezes mais gordura, mas existe um custo

Pesquisa mostra o que acontece com o corpo quando uma pessoa faz atividades físicas com o estômago vazio, ou seja, em jejum. As consequências podem ser surpreendentes.



As táticas para perder peso são cheias de mistérios e desconfiança, afinal, algumas dicas parecem não fazer tanto sentido. Uma delas é a afirmação de que fazer exercício com estômago vazio ajuda a perder mais peso. 

Veja também: Conheça as vantagens de tomar chá de pimenta e aprenda a fazer sua infusão

Será que isso realmente é verdade e funciona na prática? Um estudo feito na Universidade de Bath, na Inglaterra, afirma que sim, exercícios em jejum fazem o corpo queimar mais gordura. Porém, a prática pode trazer alguns prejuízos também.

Cardio em jejum emagrece, mas pode ter efeito inesperado

Embora o estudo tenha demonstrado que o famoso “cardio em jejum” pode eliminar duas vezes mais gordura corporal, existem algumas ressalvas. Primeiro, é preciso entender como funciona o processo de quebra da gordura para realizar as atividades físicas.

Para realizar qualquer atividade, o corpo humano precisa de energia, a qual é obtida através da alimentação. O metabolismo transforma a comida em pequenas moléculas, como a glicose, que é utilizada para fazer as células do corpo funcionarem. Ela é a principal responsável pela energia que cada um gasta diariamente.

Contudo, na falta de glicose, o corpo também pode metabolizar a gordura. Como o exercício físico precisa de muita energia, as reservas de carboidratos no sangue não são suficientes. Nessa hora, é preciso apelar para as reservas em forma de gordura. Isso é o que ocorre com o tal “cardio em jejum”, por exemplo. Sem ter comido nada por algumas horas, o organismo começa a queimar a gordura excedente no corpo.

Treino constante desse modo pode trazer prejuízos em longo prazo

Se a pessoa treina apenas em jejum, com o tempo, pode desenvolver alguns problemas de saúde e até começar a engordar.

O que acontece é que o corpo precisa de energia para fazer as atividades e a melhor forma é com comida sendo processada. Quando isso não acontece, o esforço para gerar queimar a gordura é muito maior e pode resultar em fraqueza do corpo, principalmente da musculatura. Assim, em vez dos músculos se desenvolverem, eles diminuem.

Como tudo na vida, o exercício em jejum é bom e vale a pena, mas não deve ser frequente, mas sim sempre feito com moderação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário