scorecardresearch ghost pixel



Inimigo invisível: itens do seu quarto que podem causar doenças, mas você não sabe

Determinados itens podem ter passado do prazo de validade e passaram a ser verdadeiros inimigos do bem-estar. Entenda!



Às vezes compramos certas coisas achando que elas irão durar para sempre, sem prazo de validade definido. Fato que na realidade não acontece. O nosso quarto, por exemplo, é um dos ambientes da casa que mais acumulam coisas “velhas” e que já perderam a validade.

Leia mais: Pare de comer mal: 5 dicas que vão melhorar a sua alimentação no home office

Por isso, é importante saber quais itens no seu quarto podem causar doenças e a partir daí fazer a troca deles o quanto antes. A dica para começar é conhecendo a durabilidade das coisas para assim garantir um ambiente higiênico e mais limpo.

Vida útil de itens do seu quarto

Todas as coisas contam com um tempo de vida útil. Dito isso, é fundamental que a gente dê atenção a certos objetos que já passaram do prazo de validade e que precisam ir para o lixo.

Veja a seguir algumas dessas coisas que podem estar atrapalhando sua saúde, mas você não sabe:

Purificador de ar

O aparelho é um dos que mais acumulam mofo e ácaros, microrganismos que aumentam o risco de você desenvolver asma e alergia. O recomendado é trocar o purificador de ar a cada três anos e a troca dos filtros pelo menos de 3 em 3 meses, mantendo-os sempre limpos.

Pantufas

As pantufas, da mesma forma que qualquer sapato, absorvem muita poeira e impurezas, transformando-se em verdadeiras fontes de micróbios. Sendo assim, para evitar infecções nas unhas ou nos pés, o recomendado é lavar as pantufas, no máximo, a cada duas semanas, e jogá-las fora após um ano de uso.

Lençol

Para evitar alergias, asma, rinite e acne, a dica é trocar as roupas de cama a cada três anos. O que acontece é que, com o tempo, os lençóis vão se tornando esconderijos para bactérias e acnes, verdadeiros vilões da saúde.

Travesseiros

Os travesseiros também fazem parte da lista de itens do seu quarto que podem prejudicar sua saúde. Com o passar do tempo, o objeto acaba perdendo a forma e, consequentemente, sua função, que é de dar suporte à cabeça durante o sono.

Dessa forma, para evitar a incidência de roncos, dores no corpo ou alergias causadas por ácaros ou bactérias, faça a troca do seu travesseiro a cada um ou dois anos.

Bichos de pelúcia

Esses objetos são o local ideal para acumular poeira e ácaros com facilidade. Caso não seja possível se desfazer deles, a recomendação é lavá-los com água quente com certa frequência.

Colchão

E por último, mas que também merece atenção, é o colchão. Apesar do item possuir uma durabilidade maior, em media de 8 a 10 anos, é sempre bom trocar de lado de vez em quando para que o peso do corpo não afete seu formato.

Uma forma de saber se o colchão já passou do prazo de validade é notar se ele está cedendo ou se apresenta forma irregulares.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário