scorecardresearch ghost pixel



Novidades Enem: Resultado antecipado, consulta ao ProUni liberada e SiSU próximo

INEP antecipa divulgação dos resultados do Enem e estudantes de todo o país já podem consultar vagas do ProUni.



Os resultados finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgados nesta quinta-feira, 10, um dia antes do prazo anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Mais de 2,1 milhões de estudantes dependem da prova para ingressar no ensino superior.

Leia mais: Santander oferece 5 mil bolsas de idiomas; saiba como concorrer

Para consultar as notas, acesse o site https://enem.inep.gov.br/participante. O login é feito com as credenciais cadastradas na plataforma gov.br. Caso tenha esquecido a senha, basta informar o CPF e clicar na opção “Esqueci minha senha”.

O resultado do teste pode ser utilizado no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e no Programa Universidade para Todos (ProUni), programas de acesso ao ensino superior. O candidato também pode solicitar financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

ProUni

As vagas ofertadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) para ingresso no primeiro semestre de 2022 já estão disponíveis no site http://prouniportal.mec.gov.br. As inscrições devem ser realizadas de 22 até 25 de fevereiro.

Ao todo, são 181.036 para bolsas integrais e 91.965 parciais em 19.584 cursos universitários ofertados por 1.085 instituições de ensino.

As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda mensal familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já as parciais são voltadas para pessoas com renda familiar mensal até três salários mínimos per capita.

Também é necessário ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos nas objetivas do Enem, além de não ter zerado a redação. Outro requisito é ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral.

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) abre inscrições entre os dias 15 a 18 de fevereiro, pelo portal https://sisu.mec.gov.br. O interessado precisa ter participado do último Enem, não ter tirado zero da redação e nem ter se inscrito no exame na condição de treineiro.

Para realizar a inscrição, siga o passo a passo abaixo:

  • Entre no site do SISU e clique em “Fazer inscrição”;
  • Faça login no portal Gov.br;
  • Confirme os dados que aparecem na tela;
  • Escolha duas opções de curso;
  • Confira os detalhes e a modalidade para a qual está se inscrevendo;
  • Clique em “Confirmar minha inscrição”.

Finalizado o processo, o estudante pode acessar o menu “Minha inscrição” para verificar todos os dados das opções escolhidas. Alterações podem ser feitas a qualquer momento, desde que dentro do prazo de inscrições.

O resultado da chamada regular sai no dia 22 de fevereiro, com matrícula aberta no período de 23 de fevereiro a 8 de março.




Voltar ao topo

Deixe um comentário