scorecardresearch ghost pixel



Truques para economizar mais energia elétrica em 2022

Segundo a Aneel, novos reajustes devem impactar na conta de energia do brasileiro e da brasileira. Diante do encarecimento, é melhor começar a economizar ainda hoje.



A conta de energia deve ficar ainda mais cara em 2022, segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O aumento deve chegar a atingir os 21% e ainda se dá como reflexo da crise hídrica que teve início no último ano. A estimativa é que os consumidores vejam a conta aumentar cerca de 7%, ou seja, mais do que o dobro de 2021, quando o reajuste foi de 3,25%.

Veja também: Como contratar o novo crédito consignado para segurados do INSS? Descubra agora

Segundo as autoridades competentes, devido ao baixo índice de água dos últimos meses, as usinas termelétricas devem ser acionadas. O custo para produção de energia dessa maneira é mais alto do que o comum e esse valor a mais pesa no bolso do contribuinte. 

Diante desse cenário econômico, o jeito é começar a fazer o possível para economizar ainda mais na conta de luz. Por isso, você pode conferir algumas dicas de como obter tal economia a partir de agora.

Confira as melhores dicas para economizar na conta de luz

1 – No verão, banho frio

Aproveite as altas temperaturas do verão para tomar banho com o chuveiro desligado ainda durante o dia. Se não for possível, desligue a função turbo do chuveiro. Este é o eletrodoméstico que mais tem potencial para gastar energia elétrica.

2 – Cuidados com a geladeira

A primeira coisa a se fazer é usar a geladeira no resfriamento mínimo durante a maior parte do tempo. Além disso, você pode colocar mais itens dentro do congelador, já que quando está vazio, o motor da geladeira se esforça mais. Também é preciso esperar a comida esfriar para só então colocar dentro da geladeira.

3 – Retire o que não usa da tomada

Nada de deixar um monte de aparelhos ligados à tomada 24 horas por dia. Sempre desligue o máximo de eletrodomésticos possível.

4 – Economize a luz

Se está de dia, aproveita a luz do sol, nada de ficar acendendo lâmpada à toa. Aproveite para colocar lâmpadas de LED em sua casa, já que são bem mais econômicas. Mesmo à noite, sempre apague as luzes que não estiver usando.

5 – Evite plugs com várias tomadas

Extensões e benjamins (famosos T) devem ser usados apenas quando necessário mesmo. Esses dispositivos são eficientes em gastar mais energia do que o necessário.




Voltar ao topo

Deixe um comentário