scorecardresearch ghost pixel



Veja 7 sintomas silenciosos que podem indicar depressão ou ansiedade

O que sente uma pessoa que tem depressão? Descubra alguns dos principais e mais comuns sintomas que atormentam os depressivos.



De acordo com o Datafolha, 4 em cada 10 brasileiros já tiveram ou têm sintomas de depressão ou ansiedade. Essas doenças são silenciosas e podem se instalar aos poucos. Confira alguns dos principais sintomas que indicam o quadro. Sempre procure ajuda de médicos e psicólogos caso tenha perdido o apreço pela vida e a perspectiva de melhora.

Veja também: Por que a castanha-do-pará pode causar intoxicação?

Principais sintomas que pessoas depressivas apresentam

1 – Diminuição ou ausência de interesse pelas atividades que eram motivadoras

Pessoas deprimidas tendem a perder a motivação por aquelas coisas que eram inspiradoras até pouco tempo. É como se nada mais tivesse graça ou sentido, tudo fica mais custoso para se fazer.

2 – Tristeza e apatia são os sentimentos do dia a dia

É comum que qualquer pessoa fique triste por um período diante de alguns acontecimentos. Contudo, a tristeza constante e sem motivo aparente é sinal de alerta. Se ela estiver ligada à apatia, pode representar um quadro depressivo .

3 – Humor começa a oscilar bruscamente

Pessoas com depressão tendem a se irritar muito mais facilmente e de forma brusca em comparação com as demais. É comum que acontecimentos banais provoquem reações agressivas e exageradas.

4 – Mudança de apetite e alterações no sono

Pessoas com depressão costumam apresentar alterações significativas de apetite e de sono. Ou seja, podem dormir muito ou quase nada, da mesma forma que acabam comendo demais ou simplesmente perdem o apreço pela comida.

5 – Higiene e vaidade não são mais importantes

Perder a vontade de se cuidar é um sintoma clássico de quem está afundado na depressão. O paciente não vê mais sentido em fazer a higiene adequada ou cuidar da estética.

6 – Dores constantes

Dores aparecem por todo o corpo e de forma constante. É como se a pessoa estivesse sempre com alguma doença física, mas que a causa é emocional.

7 – Cansaço extremo

Viver é um martírio, bem como fazer as tarefas diárias mais simples. O depressivo não quer gastar energia com nada, ele não tem vitalidade disponível.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário