16 alimentos que podem ‘roubar’ o cálcio dos seus ossos

Conheça alimentos que atrapalham na absorção do mineral pelo corpo e podem prejudicar o funcionamento do organismo.



O cálcio é um mineral que ajuda na estruturação dos ossos e dentes, além de contribuir para o ganho de força, concentração muscular e coagulação sanguínea. O elemento é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas existem alguns alimentos que podem prejudicar sua absorção.

Leia mais: Alerta! Doença silenciosa pode roubar sua visão lentamente

Esse processo está ligado ao fato de que algumas substâncias presentes nesses ingredientes, como o ácido oxálico e o ácido fítico, têm fator anti-nutricional. Isso significa que elas reduzem ou impedem a utilização do elemento nutritivo.

O mineral também encontra dificuldades para ser absorvido quando há consumo em excesso de fibras, como bagaços e cerais integrais. Esses alimentos “roubam” o cálcio dos ossos e o levam para o sangue.

“O cálcio regula várias funções do nosso organismo, entre elas a pressão arterial. Por isso, se o corpo apresentar deficiência do mineral na corrente sanguínea, como forma de compensar, irá retirar o cálcio dos ossos para repor no sangue e manter o equilíbrio das funções”, diz a nutricionista Luciana Novaes.

Alimentos que “roubam” o cálcio

Confira uma lista com 16 itens que prejudicam a absorção do cálcio pelo corpo:

  1. Café;
  2. Soja;
  3. Feijão;
  4. Nozes;
  5. Amendoim;
  6. Castanhas;
  7. Sementes;
  8. Cereais;
  9. Espinafre;
  10. Quiabo;
  11. Beterraba;
  12. Batata-doce;
  13. Cacau em pó;
  14. Chocolates com baixo teor de cacau;
  15. Bebidas alcóolicas; e
  16. Refrigerantes.

É melhor tirar esses alimentos da rotina?

Embora prejudiquem a absorção do mineral, a maior parte deles tem outros benefícios para a saúde, como o espinafre e a beterraba. Esses alimentos são ricos em antioxidantes e vitaminas que previnem o aparecimento de doenças.

A nutricionista explica que a solução está longe de retirar os itens da lista acima da rotina. A dica é optar pelos mais saudáveis e incluí-los de forma inteligente nas refeições. Um exemplo disso é consumir leite e derivados, que são ricos em cálcio, sem cafés e achocolatados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário