scorecardresearch ghost pixel



5 alimentos que são ótimos aliados para combater a depressão

Você sabia que certos alimentos podem ser ajudar no tratamento contra a depressão? Vamos te mostrar 5 alimentos que são excelentes.



A depressão é conhecida como o mal do século, e não à toa. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com depressão em todo mundo. A doença também é a principal causa de incapacidade para o trabalho atualmente.

Veja também: Aprenda a conservar morangos por mais tempo em casa

De acordo com dados da OMS, aproximadamente 5,8% da população do Brasil sofre dessa doença, sendo este, o maior índice em toda a América Latina, e o segundo em toda América, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Além de Brasil e Estados Unidos, alguns países também registram altas nos casos, sendo eles Ucrânia, Austrália e Estônia. Estima-se que menos da metade da população que sofre de depressão, não possui acesso a nenhum tipo de tratamento, e essa perspetiva pode ser bem pior em alguns países.

A depressão é considerada uma doença crônica, ainda sem uma cura definitiva, porém casos mais leves costumam responder bem ao tratamento psicoterápico, enquanto que casos mais graves precisam ser tratados de uma forma mais completa.

A alimentação é um excelente aliado no tratamento, pois alguns tipos de alimentos possuem propriedades que podem auxiliar o organismo como um todo. 

5 alimentos que podem ser úteis no tratamento contra a depressão

  • Folhas verde-escuras 

As folhas verde escura, tais quais espinafres, brócolis e alface, são extremamente ricas em folato, vitamina presente no complexo B, que está ligada à prevenção de transtornos mentais, incluindo a depressão.  A recomendação diária é de três a cinco porções de hortaliças.

  • Mel

O mel auxilia na produção do hormônio serotonina, responsável pela sensação de felicidade.  É ótima para consumo em batidas, sucos e para acompanhar pães e panquecas. A recomendação é de duas colheres ao dia.

  • Ovo

O ovo possui tiamina e a niacina – vitaminas do complexo B – que regulam o humor, além de triptofano, um potente aminoácido que ajuda no combate à ansiedade e à depressão, agindo no cérebro, aumentando a produção do hormônio serotonina.  Recomenda-se ao menos, 1 ovo ao dia.

  • Peixes

De acordo com um estudo feito na Universidade de Kuopio, na Finlândia, que foi divulgado no encontro anual da Associação Psiquiátrica Americana, pessoas que não consomem peixe ao menos 1 vez na semana possuem maior probabilidade de desenvolver depressão de níveis moderada a severa.

Acontece que o ômega 3, presente no peixe fornece efeitos anti-inflamatórios e antidepressivos, além de ser um aliado para a saúde do coração.

  • Aveia

A aveia contém uma quantidade considerável de magnésio, vitaminas do complexo B e fibras, e age como auxiliar no tratamento da depressão, aumentando a serotonina do corpo, além de seu efeito antioxidante.




Voltar ao topo

Deixe um comentário